Sabrina Sato e Jade Picon já falaram algumas vezes sobre a prática do jejum intermitente. Essa é uma das técnicas mais usadas para emagrecer. Diversas celebridades além delas, como a influencer Yasmin Brunet, Kelly Key e outras tantas personalidades, já mostraram alguns resultados depois que aderiram, com ajuda de profissionais, à prática.
Mas será que é segura? Quais são os cuidados que devem ser tomados? Aliás, como ela funciona? É o que responde o Dr. Danilo Everton.
Jejum intermitente feito por Jade Picon e Sabrina Sato: o que é?
De acordo com o Dr. Danilo Everton, que é especialista em técnicas de emagrecimento, o jejum intermitente é um método que consiste em organizar o período ideal para se alimentar.
“Jejum intermitente consiste em alternar períodos de jejum, ou seja, sem alimentação alternados com períodos de alimentação. A gente chama de janela e são utilizados com o objetivo de queimar os estoques de gordura armazenada, regulação dos níveis de glicose, diminuir a inflamação do corpo, ajuda a evitar o câncer e aumentar a longevidade”, explica ele.
E como funciona?
Neste modelo de jejum, as pessoas podem comer no período de 8h, com um total de três alimentações. Nas outras 16h, é permitido ingerir líquidos com baixo nível de calorias. Segundo o especialista, esse método é o mais fácil porque é mais tranquilo ficar sem comer no período noturno. Ainda segundo o Dr. Danilo, é aceitável que no início as pessoas comecem fazendo jejum por 12h.
“Desde que aliados, jejum intermitente a uma alimentação adequada e uma prática de atividades físicas, o método ajuda no processo de emagrecimento. Uma das armas mais potentes que a gente tem atualmente para quem deseja emagrecer. Mas não adianta nada ficar em período de jejum e quando for alimentar comer açúcar, massas em excesso, álcool e não fazer atividade física. É preciso equilíbrio”, disse o Dr. Danilo Everton.
O que pode no jejum?
“Durante o período de jejum, os únicos alimentos que podem são os líquidos. Estão liberados: café preto, chá sem açúcar e água”.
O que comer no período de alimentação?
“Durante o período de alimentação, de preferência comer coisas saudáveis. Carnes magras, peixes, frango, frutas, verduras, legumes, gorduras boas como abacate, chia, linhaça, ovos, azeite de oliva extra virgem e carboidratos complexos como batata doce, macaxeira, arroz integral”.