O estado de Victoria, na Austrália, se preocupa com a morte de mais de 750 jovens para uma ‘doença misteriosa’. Atualmente chamada Síndrome da Morte Súbita do Adulto, a condição afeta, principalmente, pessoas com menos de 40 anos.
A SADS, como foi apelidada, afeta os canais iônicos no coração e/ou causa problemas estruturais que interferem no sistema elétrico do coração. Apesar disso, as autópsias não conseguem encontrar causas exatas para a morte pela ‘doença misteriosa’.
Dentre os sintomas, os pacientes relataram arritmia genética, taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica e síndrome de Brugada (doença genética que aumenta o risco de arritmias ventriculares).
Jovens são grupo de risco de doença misteriosa na Austrália
Apesar de não haver registros precisos sobre as mortes causadas pela doença, o Baker Heart and Diabetes Institute de Melbourne revela que a SADS mata cerca de 750 jovens no estado de Victoria por ano.
A maioria, portanto, com menos de 40 anos. No grupo de risco, além disso, ainda estão: quem tem parente que morreu por problemas cardíacos inexplicados na idade de risco e quem sofre ou já sofreu desmaios ou convulsões inexplicados.
Por não se saber sua origem, então, a Síndrome da Morte Súbita do Adulto ainda não tem uma cura. Os médicos, por agora, recomendam acompanhamento médico constante para aqueles dentro do grupo de risco.