Com os recentes casos de varíola dos macacos no Brasil e, até o momento, uma morte suspeita em Minas Gerais, o ministério da Saúde está planejando comprar vacinas contra a doença. O secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, confirmou a ação ao Metrópoles.
DOSES DA VACINA ESTÃO PREVISTAS PARA CHEGAREM A PARTIR DE AGOSTO
Quem está no meio do processo é a própria Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e, segundo o secretário, já houve contato com fabricante. Aliás, caso o planejamento saia como esperado, a previsão é de que as doses cheguem a partir de agosto ainda deste ano.
No entanto, não será todo mundo que irá receber as doses da vacina no primeiro momento. Conforme o secretário, apenas profissionais da saúde que estarão expostos ao vírus e pessoas que tiveram contato com infectados. “É um público-alvo bem mais restrito do que o da Covid-19, por exemplo”, destacou.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão ainda não recebeu autorização para aplicar vacinas ou medicamentos contra a doença. “A solicitação do registro e a apresentação dados e informação que sustentem o pedido deve ser iniciada pelo laboratório farmacêutico”, destacou a agência, em n0ta.