Zé Neto, da dupla com Cristiano, foi diagnosticado com candidíase oral e precisou cancelar os shows da dupla até dia 9 de janeiro para se recuperar.
Em comunicado oficial assinado pelo médico do artista, Dr. Wandervan Antônio de Azevedo, o especialista explica que o fungo apareceu “em virtude de ter sido detectada monilíase oral (fungo), causado pelo uso de corticoide, medicamento utilizado pelo cantor no recente tratamento para sanar os focos de vidro fosco no pulmão”.
+++ Quatro check-ups essenciais para começar 2022 com mais saúde
Mas, afinal, o que é a candidíase oral?
Candidíase oral é uma infecção causada na região da boca pelo fungo Candida albicans, que geralmente aparece em bebês ou em adultos com o sistema imune enfraquecido, como era o caso de Zé Neto, após contrair a covid-19.
SINTOMAS COMUNS
- Camada esbranquiçada na boca;
- Placas brancas – de uma substância cremosa – na boca, céu da boca e língua;
- Aftas na língua ou na bochecha;
- Dor ou ardência nas regiões afetadas;
- Em casos mais graves, pode haver também sinais de inflamação no esôfago, o que pode causar dor e dificuldade para engolir.
TRATAMENTO
Clínico geral, dentista ou pediatra, no caso dos bebês e crianças, podem indicar o tratamento específico para cada caso, mas em geral, ele se dá pela aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a Nistatina, durante 5 a 7 dias. Ingerir drogas antifúngicas orais também pode ser uma opção prescrita pelos especialistas.
+++ Cannabis medicinal é opção para o tratamento da insônia
Alguns cuidados, como escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia com escova de dentes de cerdas macias e evitar comer alimentos gordurosos ou com açúcar, como bolos, doces, bolachas ou balas, também são atitudes indicadas, pois elas favorecem o desenvolvimento e proliferação dos fungos.