Publicidade

Quatro check-ups essenciais para começar 2022 com mais saúde

Especialistas alertam sobre a importância de realizar check-ups, consultas e exames preventivos já em janeiro, para começar 2022 com saúde

Check-ups e exames para começar 2022 com mais saúde – FREEPIK/ fabrikasimf

Um ano novinho em folha começando e as pessoas dão início a inúmeros planejamentos, como viagens, uma nova dieta e/ou atividade física, um curso, um emprego novo, enfim, opções não faltam. Mas a maioria se esquece de olhar para dentro e entender como o organismo está de fato para executar todos os itens do checklist 2022.

Publicidade

Para evitar imprevistos com a saúde no meio do caminho, especialistas de diversas áreas da medicina listaram quatro check-ups fundamentais que devem ser feitos todo início de ano. Dessa forma, além de aproveitar o ano com a consciência tranquila, qualquer diagnóstico feito precocemente aumenta consideravelmente as chances de obter êxito em qualquer tratamento.

+++ 5 alimentos para aumentar a imunidade e começar 2022 com o organismo forte

Quatro check-ups essenciais para começar 2022 com mais saúde

Ginecologia

Para as mulheres, a consulta ginecológica deve fazer parte da rotina anual de exames preventivos, mesmo sem apresentar sintomas. “É o momento em que elas podem esclarecer dúvidas à respeito de sua saúde sexual e reprodutiva, realizar os exames de papanicolau para diagnóstico de câncer ou atipias no colo do útero, exames laboratoriais para controle de tireoide, hormônios e saúde global, e, dependendo da idade, fazer também um rastreio de câncer de mama, com o exame físico e a mamografia ou a ultrassonografia, se necessário”, explica Sylvia Cavalcanti, professora ginecologista do CEUB, que completa “além de tudo isso, o(a) ginecologista é o médico da intimidade física e psíquica da mulher e tem o papel de ouvir, acolher e orientar.”

Publicidade

Cardiologia

Para saber se o coração está forte o bastante para aguentar os desafios que surgirão em 2022, é importante realizar a avaliação cardiovascular com um cardiologista. “Normalmente ela é feita em pessoas acima de 35 anos ou que apresentam fatores de risco para doença cardiovascular, como história familiar, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes etc”, explica Dr. Ernesto Osterne, médico cardiologista do Hospital Anchieta de Brasília, que ressalta que o exame deve ser feito para uma busca de doenças cardiovasculares ou fatores de risco, e para sua prevenção. “Pode ser feito em qualquer momento do ano, mas no período de férias é um momento adequado para uma avaliação mais completa. Em pacientes que não apresentem fatores de risco ou doenças cardiovasculares, pode ser feito anualmente. Em pacientes portadores de cardiopatia ou fatores de risco grave, vai depender de uma avaliação inicial do cardiologista”, completa o especialista.

+++ Pós-Natal sem peso na consciência: Personal Trainer passa treino caseiro COMPLETO para iniciantes e avançados

Publicidade

Ortopedia

Engana-se quem pensa que só deve procurar um ortopedista quando sofre alguma lesão. Esta especialidade é responsável pelo tratamento de lesões traumatológicas, deformidades, doenças degenerativas, e, na medicina esportiva, trata e previne lesões induzidas pelo esforço e sobrecarga de treinamentos e exercícios físicos, além das atividades simples realizadas repetidas vezes no cotidiano. “Para quem sofreu uma lesão, é importante que procure um ortopedista, para um correto diagnóstico, diminuindo a necessidade de uma cirurgia e o tempo de recuperação”, explica o ortopedista Dr. Henrique Mansur, especialista em cirurgia de pés e tornozelos.

+++ Covid ou influenza: como saber se é uma ou se é outra?

Publicidade

O médico também destaca a necessidade de realizar consultas preventivas para quem tem histórico de patologias ou dores nas articulações. “Dores na coluna vertebral, nos joelhos, nos ombros, nos pés ou outras articulações podem representar doenças de difícil tratamento quando o diagnóstico é feito tardiamente. Portanto, avaliações com médicos especialistas podem evitar a cronicidade das lesões, da dor e das consequentes limitações funcionais. Com o acompanhamento médico regular, é possível descobrir lesões na fase inicial, permitindo, muitas vezes, tratamentos menos invasivos, mais curtos e, principalmente, que evitem maiores complicações futuras que podem impactar diretamente na qualidade de vida”, ressalta o especialista.

Endocrinologia

Alto nível de glicose no sangue, excesso de peso em qualquer grau, colesterol alto, sensação de agitação ou lentificação exagerada… Todos esses sintomas indicam que é hora de procurar um endocrinologista, profissional que avalia os hormônios e o metabolismo. Contudo, mesmo para pessoas sem sintoma algum de doença, o check-up preventivo é recomendado anualmente, conforme recomenda o endocrinologista Luís Bianchi, da Clínica Corporeum, de Brasília. Entre aqueles que devem procurar um profissional da área o quanto antes, ele recomenda “qualquer pessoa com alteração de algum hormônio solicitado em exames de rotina, além de idosos, pessoas com osteoporose, mulheres na menopausa, com alterações menstruais ou excesso de pelos no corpo, alterações de libido ou dificuldade de ter filhos”.

Publicidade

Que tal começar o ano com o check-up de saúde em dia?