O Instituto Butantan prevê receber três mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac até o próximo dia 20, o que vai permitir a produção de cinco milhões de doses da vacina da chinesa Sinovac, informaram o governador de São Paulo, João Doria, e o presidente do instituto, Dimas Covas.
Com essa remessa, o Butantan reafirmou o compromisso de concluir a entrega de quarenta e seis milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações até o final de abril, afirmaram Covas e Doria em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do governador. Ambos disseram que a importação da remessa foi autorizada nesta quinta-feira, dia 8, pelo governo da China.
“Essa autorização ocorrida hoje na China é importante, três mil litros, mas esperamos para a próxima semana uma nova autorização para três mil litros adicionais. Com isso nós vamos cumprir integralmente os nossos compromissos”, disse Covas no vídeo ao lado de Doria.
+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer
A nova previsão de chegada até o dia 20 significa um segundo atraso na estimativa inicial do instituto, anunciada na semana passada, de que a remessa chegasse nesta semana. Na quarta-feira, dia 7, Covas disse em entrevista coletiva que a expectativa havia mudado para a semana que vem.
IFA
Além disso, a quantidade de IFA esperado também foi reduzida. Covas disse na coletiva de quarta que seriam seis mil litros, o bastante para dez milhões de doses. Em nota, o Butantan informou que espera uma segunda carga de mais três mil litros ainda em abril.
Também na quarta, o Butantan informou que já envasou todo IFA que recebeu até o momento da China, mas que a produção das doses continua, pois existem doses no processo de controle de qualidade e que, assim, manterá as entregas da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
Segundo o instituto, existem 3,2 milhões de doses em processo de inspeção e controle de qualidade e serão entregues ao PNI até 19 de abril.