Ícone do site

Autoridades descobrem bactéria que causa pneumonia misteriosa argentina

Published 06/09/2022
Com 11 casos e seis mortes, 'pneumonia misteriosa argentina' tem origem de bactéria que se transmite pela água e ar

Todas os casos ocorreram em uma mesma casa de saúde de Tucumán - Freepik

Na última semana, a Argentina revelou que a região de Tucumán vivia um surto de uma pneumonia misteriosa, que já tinha atingido seis pessoas. Naquele instante, três mortes já haviam sido registradas, apesar da causa ainda ser desconhecida.

Nessa segunda-feira, 05 de setembro, então, pesquisadores locais revelaram que descobriram a causa da pneumonia argentina: uma bactéria. Segundo eles, a bactéria legionella foi a responsável pela morte de, agora, seis pessoas.

Além disso, todos os 11 infectados tiveram contato com a bactéria em uma mesma casa de saúde da cidade, onde se situa o surto.

Legionella: conheça bactéria que causou pneumonia misteriosa na Argentina

Conforme a ministra da Saúde Nacional Argentina, Carla Vizzotti, encontra-se a bactéria legionella em áreas naturais com água doce. Não só isso, sua transmissão ainda pode ocorrer por tubulações de água e ar; como se suspeita que ocorreu no hospital, com contaminação pelas tubulações de ar condicionado. No entanto, ela não se transmite de pessoa para pessoa.

Sua infecção, portanto, causa a pneumonia grave, além de febres e dores, atingindo principalmente pessoas com comorbidades e idosos.

Por agora, os responsáveis procuram controlar o surto local, fazendo limpezas necessárias em todas as possíveis áreas infectadas.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Sair da versão mobile