Ícone do site

Além da síndrome de Ramsay Hunt, de Justin Bieber, veja outras doenças que podem paralisar o rosto

Published 15/06/2022
Médica fala de outras doenças que podem paralisar o rosto

Médica fala de outras doenças que podem paralisar o rosto - Instagram/justinbieber

Na última semana, o cantor Justin Bieber compartilhou com o público os efeitos de uma doença que chegou a paralisar parte de seu rosto: a síndrome de Ramsay Hunt. Aos 28 anos, o astro do pop utilizou o seu Instagram para mostrar como não conseguia piscar, sorrir e nem mesmo movimentar a narina em um dos lados da face. “Paralisia total deste lado”, chegou a afirmar, em vídeo.

Depois de compartilhar os impactos da doença que deixou os fãs preocupados, Bieber já atualizou seu estado de saúde pelas redes sociais com uma evolução positiva no quadro em meio a sua fé que dá forças na luta contra a doença. Cada dia ficou melhor e, através de todo o desconforto, encontrei conforto naquele que me projetou e me conhece”.

Doença infecciosa, a síndrome de Ramsay Hunt paralisa o rosto porque afeta o nervo facial, responsável pelo controle dos movimentos da metade da face, como explica a neurologista Dra. Inara Taís de Almeida. Mas, outras condições também são capazes de provocar uma paralisia no rosto.

QUAIS SÃO OUTRAS DOENÇAS QUE PODEM PARALISAR O ROSTO?

Doença de Lyme

Uma infecção pela picada de um carrapato pode desenvolver a Doença de Lyme. Conforme a Dra. Inara, também membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, o quadro clínico dessa enfermidade é parecida com a síndrome de Ramsay Hunt, pois também acomete o “nervo facial e, consequentemente, os movimentos do rosto”. Aliás, Justin Bieber também já sofreu com essa doença: em 2020, a voz de hits como Baby e Love Yourself revelou o diagnóstico em seu Instagram. No Brasil, a médica ressalta que a enfermidade é considerada rara.

Paralisia de Bell

Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), a paralisia de Bell está no topo das doenças que mais comuns de paralisia facial. “Também é conhecida como paralisia facial periférica aguda”, pontua a neurologista. Assim como as condições já citadas, essa enfermidade também atinge o nervo facial e, por isso, “causa paralisia da musculatura”. No entanto, conforme a Dra. Inara, ainda não se sabe a verdadeira causa que provoca a paralisia de Bell.

Sarcoidose e Esclerose Múltipla

Conforme a médica, essas duas enfermidades são inflamatórias e também pode atingir o nervo facial, o que provoca uma paralisia no rosto.

“Cada pessoa tem uma resposta diferente a doença, mas o tratamento e a fisioterapia precoce são os principais fatores que determinam uma boa recuperação”, pontua a neurologista, em relação à gravidade das enfermidades que podem provocar paralisias faciais.


Sobre a fonte:

Dra. Inara Taís de Almeida – Neurologista e Neuroimunologista de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Graduação em Medicina pela Faculdade de Tecnologia e Ciências e residência médica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fellowship clínico (especialização) em Neuroimunologia no Ambulatório de Doenças Desmielinizantes na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp.

Sair da versão mobile