Publicidade
Você tem amigos e parentes que reclamam muito? Confira como combater negativismo alheio – Freepik

Pessoas pessimistas e reclamonas podem ser encontradas aos montes: no trabalho, na vizinhança, no círculo de amigos e até mesmo na família, não é mesmo?

Publicidade

Nos dias de maior vulnerabilidade, é muito difícil não se deixar contaminar por tanto baixo-astral!

Mas com algumas táticas é possível suavizar a convivência e, com sorte, até levar o outro a repensar o comportamento. Confira:

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

1. Aprenda a diferenciar o que é do outro daquilo que é seu

Publicidade

O que o colega de trabalho ou o melhor amigo sente é dele, e sobre esse estado você não tem controle. Portanto, não o tome como sua realidade. É preciso estar em constante processo de autoconhecimento, revisitando valores, potenciais, desejos, necessidades e sonhos!

2. Cuidado com o excesso de empatia
É óbvio que a empatia é um fator crucial nas relações interpessoais. Muitas pessoas, entretanto, desconhecem que ser empático é se colocar na posição do outro para entender a forma como ele pensa, sente e reage às situações –e não viver a questão ou o problema alheios.

3. Avalie o sentido e a importância que a relação tem em sua vida

Publicidade

Pondere as razões pelas quais a mantém. É um relacionamento íntimo, próximo, de longa data? Apesar de conter aspectos carregados de negatividade, apresenta lados afetuosos? Existem trocas? Há espaço para as diferenças? Esses são alguns pontos fundamentais a serem observados.

4. Persista no positivismo

As pessoas têm, sim, a capacidade de contaminar os outros com o baixo-astral, principalmente quem está numa fase mais vulnerável. No entanto, o contrário também é verdadeiro: é possível influenciar positivamente um pessimista. Em vez de criticar a realidade psíquica do outro, apresente a sua. Assim você não provoca um conflito, mas convida à reflexão e provoca para uma nova possibilidade de entendimento da situação!

Publicidade