esporte-e-lazer   / DEFESA PESSOAL

Krav Magá ajuda mulheres a se defenderem de atos violentos: saiba como começar na modalidade de defesa pessoal

Técnica israelense de defesa pessoal é ensinada online gratuitamente pela Federação Internacional de Krav Magá

Marina Pastorelli Publicado terça 6 julho, 2021

Técnica israelense de defesa pessoal é ensinada online gratuitamente pela Federação Internacional de Krav Magá
Saiba tudo sobre a técnica israelense de defesa pessoal mais difundida no mundo, o Krav Magá - Freepik/ master1305

Em um país no qual a violência tem taxas altíssimas, exaltar práticas que auxiliam as mulheres e meninas, principalmente, em situações de perigo é importante.

Já se sabe que reagir a um assalto, estupro, ou qualquer outro tipo de violência, externa ou doméstica, que possa ocorrer, mesmo que verbal, não é o indicado. Entretanto, em algumas ocasiões, saber se defender com técnica e consciência pode salvar vidas. Quem garante isso é Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá e responsável pelo ensino da arte no Estado de São Paulo.

“O Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos e a violência se dá sobretudo em casa, com agressor conhecido. Por isso, queremos ensinar às mulheres como se defender de forma adequada, oferecendo capacidade técnica e conscientização sem colocar a vida em risco. A proposta é a de usar o Krav Magá apenas como último recurso”, afirma.

Mas o que, de fato, é o Krav Magá? É violento? É luta? Como posso praticar? 

O especialista esclareceu seis questões muito importantes sobre a prática e garantiu que não só as mulheres, mas qualquer pessoa consegue começar a treinar a técnica de Defesa Pessoal Israelense até mesmo DE CASA.

Confira:

Qualquer um pode praticar?

Sim, qualquer pessoa pode praticar o Krav Magá. A técnica não exige força física e se baseia nos movimentos naturais do corpo com golpes curtos e rápidos que visam atingir os pontos sensíveis do corpo do oponente. A ideia é aplicar o golpe com maior transferência de peso e maior velocidade na direção do alvo. Assim qualquer pessoa, independentemente de sua força física, seu tamanho ou seu gênero.

Há alguma contra indicação?

Não, qualquer pessoa pode aprender e treinar a o Krav Magá. Em caso de problemas de saúde, o aluno deve consultar um médico antes de iniciar as aulas, e seguir suas orientações.

As aulas online são uma opção para quem quer treinar SOZINHO em casa?

Sim, é possível treinar em casa. Desde o começo da pandemia alimentamos o nosso canal no Youtube com exercícios de condicionamento físico e golpes. Atualmente, as aulas são híbridas, ou seja, as aulas presenciais são transmitidas virtualmente. Nada substitui o acompanhamento de um instrutor durante o treino, mas o resultado técnico das aulas online têm sido excelentes.

Como é possível treinar DEFESA PESSOAL sem o apoio de um professor presencial?

O aluno pode praticar assistindo aos vídeos com as dicas dos instrutores e enviando suas dúvidas para a Federação. Aqueles que não se sentem confiantes para fazer os treinos sozinhos, podem fazer a aula virtual. Nesse formato, a aula é transmitida pelo Zoom e o aluno faz as atividades com o acompanhamento o professor em tempo real.

Além de ser tão importante para mulheres que sofrem violência doméstica, por exemplo, o Krav Magá também auxilia no combate à ansiedade, ao estresse e aos problemas mentais desenvolvidos durante a pandemia?

A atividade física de forma geral protege o organismo dos efeitos prejudiciais do estresse na saúde física e mental, e possui efeitos antidepressivos e ansiolíticos. Os exercícios de Krav Magá se enquadram nisso.

Nas aulas são trabalhados exercícios que ajudam a desenvolver o controle emocional para avaliar com clareza e lidar com as diversas situações de perigo. Para quem tem transtorno de ansiedade essa é uma ferramenta chave, pois o aluno que pratica o Krav Magá vai conseguir aplicar esse conceito em sua rotina e ter essa ferramenta de escape nos momentos de crises. 

Para desmistificarmos: KRAV MAGÁ É LUTA? É VIOLENTO?

Não, o Krav Magá é uma técnica de Defesa Pessoal Israelense. A técnica foi criada na década de 1940 por Imi Lichtenfeld e até 1964 era uma arte secreta do Mossad, do Shabak (serviço geral de segurança) e das Unidades de Elite do Exército Israelense. 

O Krav Magá vai além da atividade física e é uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, educação e respeito, valores ensinados e trabalhados constantemente nas aulas. Por meio dos treinos na Federação Internacional de Krav Magá, o aluno aprende a se defender, superar o medo da violência e do bullying, recuperar a autoestima e autoconfiança e andar mais seguro na rua.

 

Último acesso: 19 Sep 2021 - 05:22:00 (2697).