Ficou muito tempo parado? Rotina de treinos progressivos é uma boa dica para voltar a se exercitar

Ter um cuidado especial na forma como o exercício é realizado durante o treino é essencial para que o resultado seja bem aproveitado

VIVA SAÚDE Publicado quinta 29 outubro, 2020

Ter um cuidado especial na forma como o exercício é realizado durante o treino é essencial para que o resultado seja bem aproveitado
Ficou muito tempo parado? Rotina de treinos progressivos é uma boa dica para voltar a se exercitar - Freepik

Com o retorno gradual das atividades durante a pandemia de coronavírus, academias e parques também vão aos poucos retomando seu funcionamento!

Isso possibilita a volta da prática de exercícios físicos por boa parte da população, depois de tanto tempo de isolamento social.

Mas como voltar aos treinos depois de muito tempo parado? Esta é uma questão importante a ser considerada, especialmente por aqueles que não conseguiram realizar atividades físicas em casa durante a quarentena. Por isso, o personal trainer Rodrigo Barros deu dicas para a Viva Saúde de como alguém pode voltar a se exercitar.

Para começar, ter um cuidado especial na forma como o exercício é realizado durante o treino é essencial para que o resultado seja bem aproveitado. Antes de colocar intensidade e usar peso, é importante focar na execução, porque isso reduz a probabilidade da pessoa ter uma lesão e a eficácia do exercício será maior.


E procurar sempre um exercício que lhe faça bem , que faça com que se sinta feliz com a prática

 

+++ VEJA TAMBÉM: Mexe e remexe! Além de queimar muitas calorias, dançar contribui para a memória e promove socialização

+++ VEJA TAMBÉM: A automassagem é um momento para você se conectar consigo mesmo; Veja seus benefícios e como fazer


INTENSIDADE PROGRESSIVA

A intensidade de um exercício deve ser aplicada de maneira progressiva. Isto é: primeiro, perceba se o exercício está sendo bem executado e, se você conseguir dominá-lo bem, pode colocar mais força, velocidade ou peso de pouquinho em pouquinho.

"Minha dica é começar com treinos mais curtos. Começar com 30 ou 40 minutos já é o suficiente", sugeriu o especialista.

FIQUE ATENTO 

Outra dica é saber qual dor é boa e qual é ruim, pois a ardência muscular é um sinal de que os músculos estão sendo trabalhados da maneira certa. Mas nunca se deve sentir a dor articular (nos joelhos, ombros ou quadris). Se ela acontece é porque a pessoa está muito "enferrujada" e precisa lubrificar as articulações, fazendo os exercícios com calma, ou a execução está ruim.

ROTINA DE TREINOS

Também, vale a pena manter um ritmo de treino de treinos. "Procure manter uma rotina de treinos semanais, para que o corpo vá se acostumando com a prática", indicou.

Sem pressão, mas com constância.

Que tal estabelecer um horário do seu dia que seja só para isso? 

BEM-ESTAR

Além disso, o personal destacou a importância de escolher um exercício que te faça bem, assim sua prática fica mais fácil e prazeirosa. 

Último acesso: 03 Dec 2020 - 06:58:03 (685).