Você já deve ter ouvido falar no popular ‘chá das cinco’, ou ‘chá da rainha’, prática comum no Reino Unido. Na ocasião, os britânicos optam pelo popular chá preto e alguns biscoitos como uma refeição entre o almoço e jantar, geralmente por volta das 16 h. No entanto, você sabia que além do apego afetivo pelo costume, ele também pode ser muito benéfico à saúde?
Segundo um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, o consumo diário de até duas doses do chá preto, o mais popular nesses momentos, reduz os riscos de doenças vasculares. Isso, portanto, inclui, doenças cardiovasculares e, até mesmo, AVCs.
A análise, então, foi realizada justamente com uma amostragem de cerca de 498 mil britânicos, entre 40 e 69 anos, que fazem, ou não, o consumo do chá.
Comum no ‘chá das cinco’, consumo continuo de chá preto previne contra doenças vasculares
De acordo com os pesquisadores, aqueles que consumiram o chá ao longo da vida tinham um risco de 9% a 13% menor, comparado aos que não fazem o uso.
Além disso, esses resultados são independente da forma que a pessoa tomava o chá; ou seja, com ou sem leite, açúcar, ou algum outro alimento.
Seria esse o segredo de vida eterna da rainha Elizabeth II, que toma o ‘chá das cinco’ todos os dias, desde que era criança?
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!