Exagerou na páscoa? Nutricionista ensina três receitas de sucos detox

A especialista dá dicas práticas e detalha os benefícios da bebida para ajudar a eliminar as toxinas do organismo

VIVA SAÚDE Publicado terça 6 abril, 2021

A especialista dá dicas práticas e detalha os benefícios da bebida para ajudar a eliminar as toxinas do organismo
Exagerou na páscoa? Nutricionista ensina três receitas de sucos detox - Freepik

Exagerou nos chocolates durante a páscoa?

Após os excessos, é importante optar por uma alimentação mais saudável e incluir comidas mais leves no cardápio, especialmente por conta da guloseima, que tem grandes concentrações de açúcar e gordura. Para voltar ao ritmo, a nutricionista Luiza Lara ensinou três receitas de sucos detox, que têm como objetivo ajudar a eliminar as toxinas e desinflamar o organismo.

“O suco combina diversos nutrientes derivados de alimentos naturais que são ricos em fibras, vitaminas, minerais, ácidos fenólicos, flavonoides e clorofila”, ressaltou.

E, através de diferentes combinações de hortaliças, frutas e legumes, os sucos detox podem ainda ter ação diurética, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade da pele, cabelo e unhas e até mesmo a função intestinal! “A bebida pode ser consumida diariamente, mas o recomendado é que se faça um ‘rodízio’ entre os ingredientes do suco, para diversificar os nutrientes no organismo. Pode mudar o tipo de folha, vegetal, fruta ou semente”, indicou.

+++ VEJA TAMBÉM: Brigadeirão saudável para fazer para a família nesse final de semana; Veja o passo a passo

+++ VEJA TAMBÉM: Nham! Maravilhoso mousse de limão FIT e rápido! Veja a receita

A especialista destacou ainda que a bebida pode ser consumida em qualquer horário do dia. No entanto, quando consumido pela manhã, tem uma atuação ainda mais intensa.

“Começar o dia quebrando o jejum com um copo de suco detox pode potencializar seu efeito. Devido o estômago estar vazio, isso pode potencializar a absorção dos nutrientes”, apontou Luiza.

Suco detox pode ser opção de pré e pós-treino

E, você sabia que eles também podem ser aliados na rotina diária de exercícios? Dependendo dos ingredientes escolhidos, eles podem ser ótimos substitutos de alimentos sólidos, seja no pré ou no pós-treino.

“Uma dica para aumentar ainda mais o valor nutricional, é acrescentar alguma fonte de proteína, até mesmo vegetal como chia, linhaça, spirulina, clorella ou glutamina”, sugeriu a nutricionista.

Para colocar tudo isso em prática, confira abaixo as receitas:

1) Suco verde

Ingredientes: uma folha de couve (se puder ser orgânico, melhor); suco de meio limão; um terço de pepino sem casca; uma maçã pequena (vermelha ou verde) com casca; uma colher de sopa de chia; 200ml de água de coco.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida, de preferência sem coar e sem adoçar.

2) Suchá de frutas e chá verde

Ingredientes: três colheres de sopa de cenoura crua ralada; uma maçã verde pequena; meia xícara de espinafre; meia xícara de couve picada; meia xícara de morangos ou amora ou mirtilo; uma xícara de chá verde gelado; um pedaço pequeno de gengibre.

Modo de preparo: Assim como o suco verde, bata tudo no liquidificador e beba sem coar ou adoçar.

3) Suco diurético

Ingredientes: uma folha de couve ou taioba; uma rodela média de abacaxi; quatro folhas de hortelã; uma colher de sopa de semente de linhaça dourada; 200ml água gelada; uma colher de sopa spirulina em pó.

Modo de preparo: Bata tudo e beba. Não coe e tome sem adoçar.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:40:20 (1941).