Ícone do site

Variante XQ da covid-19 é identificada no Brasil

Published 05/05/2022
Nova variante identificada no Brasil

Nova variante identificada no Brasil - Freepik/kjpargeter

A variante XQ é uma combinação das cepas BA.1.1 e BA.2 da Ômicron. No Brasil, os dois primeiros casos dessa linhagem da covid-19 foram registrados nesta quinta-feira, 05, com contaminações na capital paulista. Os diagnósticos foram confirmados pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

Em abril, houve o registro do primeiro caso da variante XE que, nesse caso, mistura as cepas BA.1 e BA.2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa linhagem pode ter uma transmissão de 10%, comparada com a subvariante BA.2.

CASOS DA VARIANTE XQ FORAM SEQUENCIADOS NO INSTITUTO BUTANTAN

Os casos da infecção pela XQ foram sequenciados pelo Instituto Butantan. Não há informações sobre o estado de saúde dos infectados ou de mais suspeitas. O que se sabe, no momento, é que a variante XQ está sendo monitorada pela secretaria estadual de Saúde.

+++ Número de mortes por covid-19 é três vezes maior que dados oficiais, diz OMS

+++ Saúde mental do idoso enfrenta desafios provocados pela covid-19

Dados recentes da Dasa e DB Molecular apontaram que a subvariante BA.2, da Ômicron, cresceu de 6,2 para 11,7% no Brasil, em apenas duas semanas. De 17 e 23 de abril, foram registrados 84,3% dos testes positivos para a nova linhagem de covid-19.

Sair da versão mobile