Pessoas com idade a partir de 50 anos estão liberadas para receberam a quarta dose da vacina contra covid-19. Até então, apenas o público de 60 anos ou mais e imunossuprimidos estavam incluídos nessa etapa da imunização contra o vírus. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quinta-feira, 02.
“Nós temos vacinas, o governo federal se preparou para isso. Temos nos últimos 15 dias uma média móvel de óbitos inferior a 120 casos por dia. Há, é claro, um aumento de casos, porque houve uma maior flexibilização. Isso não é só no Brasil, é no mundo todo”, informou o ministro.
ESTADOS JÁ COMEÇARAM A APLICAÇÃO DA QUARTA DOSE EM PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS
Apesar da pasta ainda não ter anunciado uma data para que a imunização na nova faixa seja válida para todo o país, algumas regiões brasileiras já começaram a aplicação da quarta dose em pessoas com mais de 50 anos. É o caso dos municípios de Macapá e Maceió, que deram início à vacinação na quarta-feira, 01. Já o estado do Piauí, por exemplo, está aplicando a quarta dose em toda a população acima de 18 anos no início do mês de maio, com um intervalo de quatro meses desde a aplicação da terceira dose.
SÃO PAULO APLICA QUINTA DOSE; ENTENDA
Enquanto isso, algumas regiões do estado de São Paulo irão aplicar a QUINTA dose para um gruo específico, que é: pessoas com mais de 60 anos que apresentam um grau mais grave de imunidade baixa – ou seja, imunossupressão. Para a aplicação, é preciso um período de ao menos quatro meses desde a quarta dose.