Ícone do site

Leite materno trata paciente que teve covid-19 por mais de 100 dias

Published 07/06/2022
Estudo trata covid-19 com leite materno

Estudo trata covid-19 com leite materno - Freepik/jcomp e Pexels/Miguel Á. Padriñán

O leite materno é essencial em vários aspectos no desenvolvimento de uma criança, mas, serviria como tratamento de uma pessoa com covid longa? Não há nada conclusivo, mas, uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fez exatamente esse teste em uma paciente que testou positivo para a doença por 12o dias, por conta de deficiência em seu sistema imune.

DOADORA DE LEITE MATERNO FOI VACINADA CONTRA COVID-19

No experimento, o leite foi doado por uma mulher que já havia sido vacinada contra covid-19. “Após um tratamento não totalmente eficaz com infusão de plasma, (a paciente) recebeu leite materno de uma mãe vacinada por via oral como tratamento”, destacaram os pesquisadores no artigo publicado na revista científica Viruses.

Mas, por que leite materno? Enquanto a paciente possui uma doença rara que diminui a quantidade necessária de anticorpos para combater o vírus, o leite materno possui “uma secreção robusta de anticorpos IgA altamente neutralizantes específicos para SARS-CoV-2.

Com isso, a paciente passou a consumir 30 mililitros do leite a cada três horas. O resultado final? A doença já não estava mais no corpo da infectada por mais de 100 dias. “Após esse tratamento, os sintomas melhoraram e a paciente foi sistematicamente testado negativo para SARS-CoV-2”.

“Assim, hipotetizamos que os anticorpos secretados por IgA e IgG presentes no leite materno podem ser úteis para tratar a infecção persistente por SARS-CoV-2 em pacientes imunodeficientes”, concluíram os pesquisadores, apesar de terem ressaltado, também, que até o momento ainda não há tratamentos contra covid longa baseados em evidência. O caso é sim uma luz, mas ainda muito precisa ser estudado,

Sair da versão mobile