bem-estar   / Perigo das telinhas

Uso excessivo de celular pode causar artrite nas mãos

O celular é uma parte fundamental do nosso dia-a-dia, mas tem que ligar o sinal de atenção para que as "telinhas" não acabem se tornando um vilão

VIVA SAÚDE Publicado sexta 9 outubro, 2020

O celular é uma parte fundamental do nosso dia-a-dia, mas tem que ligar o sinal de atenção para que as
Artrose na mão - Terje Sollie

O calular, querendo ou não, já está presente em quase todas as nossas funções do dia-a-dia. Seja para mandar uma mensagem, pedir comida, jogar, escutar música e outras milhões de funções.

Porém, tem que ter cuidado quando falamos do uso dele, isso porque o seu uso de forma excessiva pode causar vários problemas de saúde, entre eles, a artrose nas mãos.

+++LEIA MAIS: Ansiedade, traumas e medos, veja o que é e quais são os benefícios da ThetaHealing!

O fisioterapeuta Bernardo Sampaio, para o portal Minha Vida, ressaltou: "A artrose pode ser bastante limitante, principalmente quando atinge as duas mãos, sendo mais comum em idosos e em mulheres na menopausa, devido ao envelhecimento da cartilagem. Além disso, ela também pode acometer pessoas que realizam atividades que exijam frequentemente as articulações das mãos, como o trabalho doméstico, por exemplo".

Em pesquisa recente, desenvolvida pela Universidade de Gothenburg, na Suécia, mostrou tem uma relação direta entre o uso frequente de celulares e o surgimento de dores nas mãos. As articulações do polegar, no caso, é o mais prejudicado.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

São vários os tratamentos, tanto para evitar que chegue às vias de fato, ou para quem já tem o diagnóstico, variando muito da gravidade do caso.

Para a preveção, o caminho mais seguro é fazer, com certa frequência, alguns exercícios de fortalecimento dos músculos da mão, além dos tendões. Uma maneirada no celular também é recomendada.

Mas para quem já possui o diagnóstico, aí os tratamentos podem variar desde sessões de fisioterapia até intervenções cirúrgicas, ambas acompanhando medicamentos anti-inflamatórios.

Último acesso: 02 Dec 2020 - 05:49:22 (534).