bem-estar   / De mulher pra mulher...

Sem tabu! 8 mentiras sobre a menstruação que toda mulher já ouviu

Existem coisas que a gente ouve sobre a nossa menstruação desde que somos crianças Chegou a hora de falarmos sobre elas.

VIVA SAUDE Publicado quinta 3 setembro, 2020

Existem coisas que a gente ouve sobre a nossa menstruação desde que somos crianças Chegou a hora de falarmos sobre elas.
"O sangue da menstruação é sujo": você já ouviu essa frase? Entenda porquê ela não é verdade - Freepik

Desde criança, ouvimos diversos conceitos sobre menstruação que perduram até a nossa vida adulta. "O sangue é sujo", "É péssimo menstruar", "O melhor é quem não menstrua", etc, são algumas das frases comuns para muitas mulheres... Mas será que é assim mesmo?

A resposta é: não.

Devemos respeitar nosso corpo e agradecer pelo bom funcionamento dele. A menstruação pode ser uma prova de que está tudo bem naquela área. Olha que legal!

E, falando nisso, a Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca Inciclo, conversou com a gente e reuniu 8 mitos x verdades sobre a menstruação que nós mulheres sempre ouvimos por aí.


1- O sangue da menstruação é sujo e fedido:

Essa ideia que temos sobre o sangue menstrual é equivocada, a nossa percepção é alterada pois os absorventes descartáveis são perfeitos para a proliferação de fungos e bactérias que causam mau cheiro porque o sangue está na verdade “apodrecendo” enquanto contato com a nossa vulva. Então crescemos com essa impressão de que o sangue é sujo. Ao usar outros métodas de higiene menstrual como o coletor e o disco menstrual, percebemos que o nosso fluxo não tem cheiro.

2- Menstruar é uma coisa desnecessária:

Essa afirmação é confusa, pois se a menstruação fosse completamente desnecessária o corpo já viria sem ela! Tudo que existe em nosso organismo é necessário e parte de um ciclo, e esses ciclos eventualmente nos dão sinais sobre o funcionamento do nosso organismo. Então, além de necessária ela pode ser também reveladora.

3- Coletor Menstrual é desconfortável:

Muito pelo contrário! Quando estamos usando o copinho, a gente até esquece que está menstruada. “O coletor fica completamente inserido e nada fica para fora. Por ficar numa região da vagina pouco sensível, não causa desconforto algum”, esclarece a obstetriz Mariana Betioli, CEO da Inciclo, marca pioneira na fabricação de coletores menstruais no Brasil.

4- Transar menstruada faz mal?

Transar menstruada não faz mal, muito pelo contrário. Pode ser até mais prazeroso para algumas mulheres, já que a lubrificação é muito mais alta (e a libido também!). Para quem se incomoda com a bagunça, usar o Lovin pode ser uma boa opção. “O Lovin é um disco menstrual que fica em volta do colo do útero e deixa o canal vaginal livre para a penetração”,  explica Mariana.

5- Depois da primeira menstruação a mulher para de crescer:

Mentira. A menina menstrua e continua a crescer, a menstruação é uma parte do amadurecimento do corpo feminino, mas não o final do processo.

6- Dá pra engravidar mesmo estando menstruada:

Verdade! O corpo não é uma máquina, a ovulação não tem um dia e hora marcado, embora ela siga algumas “regras”. Engravidar durante a menstruação para algumas mulheres é sim possível.

7- Lavar o cabelo e andar descalça durante a menstruação faz mal?

Não é assim! Quando se está menstruada, o calor dá uma sensação de conforto. Ficar quieta e aquecida pode ser mais gostoso, mas não quer dizer que qualquer tipo de friagem faça mal.

8-  A mulher que menstrua por muito tempo pode ficar com anemia causada pela perda de sangue?

Não é comum, mas isso pode fazer sentido se a perda de sangue for extrema ou se o período de sangramento for muito prolongado. Mas para uma mulher saudável, a menstruação não causa anemia.

Último acesso: 01 Dec 2020 - 20:28:24 (265).