Você, com certeza, deve saber que ter uma boa noite de sono vai muito além de dormir em média oito horas. Para acordar bem disposto, bem-humorado e ter mais concentração, é importante também se atentar à qualidade do descanso. Quem diz isso é a médica Camilla Lewin. Para te ajudar, a profissional separou algumas dicas para dormir bem.
Boa noite de sono: como dormir bem?
Evite praticar esforços e atividades físicas quatro horas antes de dormir. O objetivo é desacelerar o metabolismo e relaxar o corpo.
A alimentação também é fundamental. Tente se alimentar três horas antes de se deitar. Durante o sono o metabolismo, diminui, dificultando o processo de digestão e absorção dos alimentos. Isso pode atrapalhar o sono. Beber café e bebidas com cafeína acelera o metabolismo. Ademais, se hidrate com um bom copo de água antes de dormir.
Evite a exposição com luzes fortes, principalmente a luz branca e o contato com telas de TV e celular pelo menos um hora antes de dormir. Essa exposição pode causar insônia e inquietação.
Deixar o local de dormir o mais escuro e silencioso possível vai te ajudar a relaxar e ter uma melhor qualidade de sono.
Além disso, verifique a qualidade e o prazo de validade do colchão e dos travesseiros. Com o tempo, eles acumulam ácaros, vírus e bactérias, que, além de prejudicar o sono, podem causar doenças.
Tente relaxar a concentração e a atividade cerebral da mente. A meditação e a leitura de livros de histórias são boas opções.
Durma em posição confortável e adequada. A melhor posição para dormir é de lado esquerdo, com o travesseiro nem muito alto e nem muito baixo, da largura entre o ombro e a cabeça de modo que a coluna fique alinhada e sem desvios. Uma opção é colocar um travesseiro entre as pernas para maior conforto, pois essa posição beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central.