Se destacar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Atualmente, além das empresas exigirem qualificações profissionais, elas procuram pessoas que demonstrem autocontrole, confiança e dedicação.
Se antes, há alguns anos, os dias já eram atarefados, hoje em dia, com os avanços da tecnologia, as companhias têm exigido muito mais dos colaboradores, pedindo mais trabalho em menos tempo.
Se você é uma daquelas pessoas que perdem o foco com facilidade — principalmente neste período em que muitos foram obrigados a trabalharem de home office — fique tranquila! Christian Barbosa, empresário e escritor especialista em administração do tempo e produtividade, deu algumas dicas para melhorar o rendimento no trabalho para o portal IstoÉ.
Confira:
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Libere a sua manhã
Cheque a caixa de entrada logo que chegar ao trabalho para se certificar de que você não perderá uma reunião marcada de última hora ou uma notícia urgente. Então deixe o e-mail de lado pelos próximos 90 minutos. “Apenas 20% dos e-mails recebidos são importantes. Ative a função que sinaliza os mais relevantes segundo suas interações recentes e, em assuntos realmente importantes, experimente substituir as mensagens eletrônicas por ligações ou encontros presenciais”, aconselha Christian.
Supere as notificações
Altere as configurações para bloquear pop-ups que avisam toda vez que um e-mail novo chega, já que conferir essas notificações são atividades desnecessárias e que demandam tempo.
Eleja uma recompensa offline
Prometer a si mesma um agrado depois de completar uma tarefa pode ser motivador. Seu cérebro não irá absorver o benefício de uma pausa se você continuar na frente do computador. Faça uma pequena caminhada ou vá buscar aquele cafezinho que você merece.
Menos janelas
Tente fechar uma aba do navegador sempre que abrir uma nova como medida para manter o foco. Pesquisas mostram que quem faz apenas uma coisa por vez é mais eficiente e melhor em tomar decisões.
Mantenha distância do celular
Deixe o celular na bolsa ou na gaveta. Se dar aquela olhadinha básica envolver esforço, é menos provável que você vá conferir o aparelho o tempo todo. Checar somente nos intervalos entre uma tarefa e outra ou no fim do expediente ajuda a diminuir o volume de acesso e a ter melhor rendimento no trabalho.