Ninguém duvida que conviver com pets torna a vida mais alegre e divertida. Quem tem um em casa sabe como, ao encontrá-lo após um dia difícil e cansativo, nos enchem de energia e felicidade. Mas você sabia que existe um ramo da medicina que estuda o benefício dos animais na recuperação de doenças? A Zooterapia!
A técnica existe desde o século XIX, quando médicos na Europa observaram que pessoas com dificuldade de socialização se tornavam mais comunicativas após conviver com animais. Hoje, a zooterapia é bem conhecida, e é possível encontrar a técnica em clínicas especializadas em grandes centros urbanos, no Brasil e no exterior.
+++ VEJA TAMBÉM: Melodias mudam vidas! Veja como a musicoterapia pode auxiliar sintomas depressivos
Dirigidas a todos os tipos de pacientes, desde crianças com problemas psicomotores, até idosos ou doentes mentais, as terapias assistidas podem ser feitas com diversos animais, como cachorros, gatos, cavalos, pássaros e burros.
Os benefícios da zooterapia:
– Apesar de não curarem, estas práticas ajudam os pacientes a recuperar a autoestima, a fomentar a interação e as relações sociais, a adquirir uma maior autonomia e a desenvolverem melhores capacidades de linguagem e movimento.
– Promovem o desenvolvimento emocional através do vínculo criado entre o paciente e o animal.
– No caso das crianças, motiva-as a pensar e a aprender, proporciona atividades interessantes e estimula a participação de crianças mais tímidas nas atividades em grupo.
– No caso dos idosos, afasta sentimentos de frustração, solidão, ansiedade e tristeza.