bem-estar   / Cuidado com as plantas

Lesmas e caracóis estão danificando suas plantas? Jardineira dá 2 dica simples para se livrar dessas pragas

A profissional da área e criadora de conteúdo Carol Costa foi a responsável por compartilhar as sugestões em seu canal no YouTube

Redação Bons Fluidos Publicado sexta 7 maio, 2021

A profissional da área e criadora de conteúdo Carol Costa foi a responsável por compartilhar as sugestões em seu canal no YouTube
Lesmas e caracóis estão danificando suas plantas? Jardineira dá 2 dica simples para se livrar dessas pragas - Freepik

Se você percebe que suas folhas estão furadas, formando o que conhecemos como 'folhas esqueletizadas', ou que existem alguns rastros brilhantes nos seus vasos, pode ser que tem praga na área. E nesse caso, essas pragas têm nome: lesmas, caracóis e caramujos.

Em seu canal no YouTube, a jardineira e criadora de conteúdo Carol Costa compartilhou duas dicas simples, mas infalíveis, para afastar esses bichinhos que são, na verdade, moluscos, das suas plantas.

Para começar, devemos entender que esses animais gostam de áreas úmidas e quentes, apesar de evitarem o contato direto com o sol, uma vez que os raios solares ressecam esses bichos. Por isso, é raro que eles apareçam na superfície durante o dia. Ou seja, para capturar esses moluscos, a dica é preparar as "armadilhas" a partir do final da tarde e fazê-las por mais de um dia. Como esses moluscos se reproduzem rapidamente, o ideal é preparar as armadilhas por dias seguidos.

1ª DICA - CASCAS DE FRUTAS

Para esta primeira dica, basta cortar algumas cascas de frutas ou legumes mais aquosos e posicioná-los em cima do substrato. Neste caso, Carol sugeriu o uso da casta do melão, pois a douçura da fruta também ajudará a capturar esses animais. Coloque a casca no local indicado e deixe-a lá por mais ou menos duas horas.

Você pode iniciar o processo seis horas da tarde e finalizá-lo oito da noite. Passado o tempo, provavelmente você verá algumas lesmas ou caracóis andando pela casca da fruta.

Lembrando que este processo é inofencivo, ou seja, não matará os animais. A partir dai, você pode descartar a fruta ou colocá-la na rua, por exemplo.

2ª DICA - SUCO DE FRUTA INDUSTRIALIZADO COM SAL

Para conferir mais, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 03:32:56 (2295).