Como lidar com a saudade de algum ente querido?
Na coluna desta semana, Cigana Kelida explica que FALAR sobre a morte de uma pessoa querida é um dos passos fundamentais para superar o luto
Na coluna desta semana, Cigana Kelida explica que FALAR sobre a morte de uma pessoa querida é um dos passos fundamentais para superar o luto
Lidar com a perda e a saudade de um amigo próximo ou membro da família é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. A morte de um parceiro, irmão ou pai pode causar uma dor especialmente profunda que, quando não observada, leva a longos períodos de tristeza e depressão.
Todos nós reagimos de maneira diferente à morte e usamos nossos próprios mecanismos de enfrentamento para lidar com a dor que ela acarreta. A passagem do tempo permite que a maioria das pessoas se curem das perdas, pruncipalmente quando contam com o apoio das pessoas ao redor e quando conseguem manter hábitos saudáveis.
Aceitar a morte de alguém próximo pode levar de meses ou anos. Não existe uma duração “normal” de luto e não é ideal, também, antecipar a passagem pelas “fases do luto”. Superar a perda leva tempo, mas pesquisas sugerem que isso pode ajudá-lo a alcançar um senso renovado de propósito e direção na vida.
Algumas dessas sugestões de enfrentamento da saudade podem ajudar você ou qualquer outra pessoa que estão sofrendo:
Falar sobre a morte de seu ente querido com amigos e colegas para que você possa entender o que aconteceu e lembrar do seu amigo ou familiar.
Para continuar conferindo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.