A primavera chegou e, com ela, marca-se o fim da estação mais tenebrosa para nossa pele, o inverno. Com o início das temperaturas mais altas, devemos nos atentar às possíveis mudanças no nosso skin care, visando sempre cuidar do maior órgão do nosso corpo da melhor forma. Mas você sabe, de fato, como cuidar da pele, e também da saúde, nessa época?
“No inverno, por conta das baixas temperaturas, é normal que a pele sofra mais, ficando mais ressecada. A primavera, a estação intermediária entre o inverno e o verão, servirá para recuperar os danos e preparar a cútis para o verão”, explica a cirurgiã-plástica Ana Roxo. “Então é a época perfeita para apostar na reidratação e na recuperação da pele após eventuais problemas da estação anterior, é hora também de investir nos tratamentos estéticos que aumentem o tônus da pele e a sua hidratação”.
Quais cuidados devo ter com a minha pele durante a primavera?
A profissional, portanto, destaca: “A limpeza é fundamental, é uma etapa imprescindível!”. “A melhor opção é sempre lavar o rosto com água gelada, mas se você sofre muito com isso, pode utilizar água em temperatura ambiente, essa temperatura intermediária ajuda a preservar a oleosidade natural, que tem a importante função de proteger o corpo de bactérias, vírus, fungos, poluentes do ar e do contato com alérgenos, como a poeira, as fibras de tecidos e o mofo”, continua.
Já para aqueles que sofrem com a “secura” do inverno na pele, ela aconselha a diminuição do uso de esponjas e materiais agressivos na pele. A especialista, então, recomenda usar a espuma suave dos sabonetes líquidos, que devem ser adequados ao seu tipo de pele, sempre de versão específica para o rosto.
Além disso, Ana Roxo explica: “A primavera é uma estação com pólen das flores. O que pode sensibilizar a pele. A hidratação diária é necessária. A oscilação no termômetro também pode criar o risco de um desequilíbrio na retenção da quantidade de água necessária para que o corpo se mantenha naturalmente hidratado. Escolha produtos próprios para o seu tipo de pele. Mas algumas boas dicas são cremes com ureia, óleos naturais ou manteigas especiais, que garantem hidratação profunda e ativa. Beber água é também fundamental”.
Por fim, outro ponto importante é sobre a preocupação constante com a exposição ao sol, principalmente com a aproximação do verão. A biomédica Adriana Lima, no entanto, afirma que a atenção com os raios UV devem começar desde a primavera. Isso porque, apesar de parecerem indefesos, o sol da estação que antecede o verão pode ser forte o suficiente para causar danos à pele. É, portanto, necessário utilizar o protetor solar diariamente, de preferência, reaplicando o produto no rosto e no colo a cada 3 horas.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!