Ícone do site

CUIDADO! ”Excesso de tratamentos de reconstrução provoca quebra capilar”, aponta especialista

Published 14/09/2021

Temperatura elevada da chapinha pode causar danos aos fios - Freepik/stockking

A queda de cabelo é um problema bastante comum em mulheres e homens em todo o mundo. Mais do que a estética, a queda capilar influencia, também, na saúde física e mental dos indivíduos. 

De acordo com Jackeline Alecrim, empreendedora, pesquisadora e especialista em cosmetologia avançada, a queda de cabelo pode ter várias causas. “Atualmente, uma das maiores queixas se refere à COVID-19, já que diversas pessoas que se recuperaram da doença tiveram a queda de cabelo como uma sequela”, explica. 

+++ Queda capilar é sequela comum da covid-19 e pode surgir meses após infecção pelo vírus

Por outro lado, a especialista destaca que a chapinha, os secadores e semelhantes não provocam a queda dos fios, mas podem causar danos à fibra capilar tão graves quanto. Aliás, até mesmo o cuidado excessivo na hora dos tratamentos caseiros pode ser ruim!

“O uso da chapinha pode causar a quebra do cabelo devido à alta temperatura, assim como outros equipamentos que moldam os fios por meio de mecanismos térmicos sem a proteção e os cuidados devidos”, aponta. 

Segundo Alecrim, a alta temperatura das chapinhas sensibiliza e enfraquece a estrutura da fibra capilar, bem como rompe as ligações de sustentação da fibra e provoca danos estruturais em todo o cabelo.  

“O uso da chapinha precisa envolver uma série de cuidados, como a aplicação de protetores térmicos antes do uso. Além disso, jamais utilize a chapinha se os fios ainda estiverem úmidos ou sujos. Evite passá-la mais de uma vez por mecha e evite deslizá-la lentamente pela fibra”, aconselha a especialista. 

Para quem já sofre com as danificações provocadas pelo aparelho, a especialista aconselha evitar a chapinha e apostar em tratamentos específicos para quadro como esses. 

“A chapinha é prejudicial para os fios e os danos são acumulativos, ou seja, quanto maior for o tempo e a frequência de exposição, maiores serão os danos”, conta. Ainda, a pesquisadora explica que algumas maneiras de minimizar os efeitos nos cabelos são diminuir ou suspender o uso do aparelho e adotar um cronograma de tratamento para repor os compostos lipídios – nutrição. “Estes irão deixar as madeixas mais sedosas e maleáveis. Além disso, invista em ativos relacionados à hidratação para restabelecer o brilho e penetrabilidade do cabelo, optando também por compostos ligados à reconstrução em fibras fragilizadas e quebradiças, para reforçar o fortalecimento desta estrutura.” 

No entanto, alerta: “excesso de tratamentos de reconstrução também provoca quebra capilar.”

+++ Para os cabelos também! Confira como utilizar as argilas no cuidado com os seus fios

Alecrim aponta que a cosmética avançada evoluiu muito e, atualmente, já é possível encontrar formulações inteligentes que doam para a fibra capilar somente os componentes ausentes, suprindo as carências individuais de cada cabelo.


Sobre a especialista:

Jackeline Alecrim é uma renomada pesquisadora, pioneira na criação de uma tecnologia inovadora, patenteada e única no mundo a usar um extrato biotecnológico de café para tratar queda de cabelo. Atualmente, se dedica integralmente ao empreendedorismo, assim como à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos de beleza e de cosmética.

Sair da versão mobile