Esses são os cuidados que beneficiarão sua pele durante o período frio
Aproveitar o período de frio para cuidar da sua pele pode evitar sinais cutâneos de ressecamento, irritação e vermelhidão
Aproveitar o período de frio para cuidar da sua pele pode evitar sinais cutâneos de ressecamento, irritação e vermelhidão
As sequenciais temperaturas máximas de 30º vistas durante os primeiros meses do ano já são substituídas por um clima mais fresco e frio. Se de um lado, o outono e inverno remetem ao cobertor assistindo filmes e séries, por outro, a pele – o maior órgão do corpo – tende a sofrer. Por isso, os cuidados são essenciais.
Fatores comuns das épocas mais frias do ano, como o uso de aquecedor, banhos mais quentes e longos e menor transpiração e ingestão de água podem favorecer a desidratação da pele, mas tudo pode ser evitado com um guia de cuidados. Convidamos especialistas para explicar tudo que você pode fazer para se proteger durante o período frio:
Antes de mais nada, a proteção solar: Os raios UVA e UVB são uma das maiores causas de rugas prematuras e também têm incidência alta no outono, inverno, em dias chuvosos e nublados, então o uso diário do filtro solar é o segredo para manter uma pele jovem, segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A médica explica que proteger sua pele dos raios ultravioleta ajudará a prevenir a formação de novas rugas, bem como a retardar o agravamento das existentes em seu rosto; além do envelhecimento, a radiação solar está associada à carcinogênese e pigmentação da pele, ou seja, formação de manchas.
“Use o protetor solar diariamente e respeite a reaplicação do produto: a cada duas horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados”, diz a Dra. Paola.
Promova hidratação dinâmica: A hidratação ajuda a manter a umidade natural da pele e a fortalecer os cuidados com a barreira de proteção da pele contra agressores externos, como a poluição e o clima, segundo a dermatologista Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Além disso, a hidratação adequada ajuda a melhorar a textura e a suavidade da pele, além de minimizar a aparência de poros dilatados e de irregularidades. É importante escolher um hidratante adequado ao tipo de pele e aplicá-lo regularmente, especialmente após a limpeza da pele e exposição a fatores ambientais que possam ressecá-la, como o sol e o vento. A hidratação também pode ser potencializada com o uso de ingredientes específicos, como ácido hialurônico e ceramidas, que ajudam a reter a umidade na pele”, completa a Dra. Lilian.
Mas manter a umidade da pele é mais do que usar cremes hidratantes: o ideal é ter alguns cuidados básicos: ingerir bastante água e apostar também em suplementos orais que ajudem na hidratação dinâmica, melhorando a função de barreira da pele.
Para renovar, aposte em esfoliante, peelings ou ácidos: A Dra. Lilian Brasileiro explica que o esfoliante é um produto de cuidados com a pele que contém partículas granulares ou enzimáticas que ajudam a remover as células mortas da superfície da pele, deixando-a mais suave, luminosa e com aparência renovada.
Limpe e hidrate a pele com profundidade: Para uma pele mais bonita, é fundamental remover o acúmulo de sujidades e hidratar profundamente com a hidrodermoabrasão.
Não esqueça dos tratamentos médicos: Um dos grandes destaques para renovar a pele é a radiofrequência microagulhada (Morpheus 8) e o laser de picossegundos (Pico Ultra 300). Ambos os procedimentos são altamente indicados no outono e no inverno.