Os homens têm trunfos antienvelhecimento importantes sob a pele, mas não sabem aproveitar. Apesar de ter a pele mais espessa e com mais fibras de colágeno, eles são mais resistentes ao uso de cosméticos, especialmente protetor solar e hidratantes. “Há ainda um preconceito de que o produto vai deixar a pele mais oleosa, melecada ou que vai arder os olhos. Há também aqueles que dizem que cuidar da pele é ‘coisa de mulher’. Mas, quando criam o hábito e se conscientizam da importância de cuidar da pele, costumam ser muito disciplinados”, explica a médica Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A pele dos homens é diferente em comparação à pele feminina. “A pele masculina é aproximadamente 20% mais espessa que a pele feminina. Além disso, contém mais fibras de colágeno, o que confere um aspecto mais firme. Os homens também têm mais glândulas sebáceas que as mulheres e, portanto, maior probabilidade de apresentar pele oleosa, poros dilatados e acne”, diz a Dra. Jaqueline. “Os cuidados com a pele são para todos, especialmente no que diz respeito à proteção solar e hidratação. Os homens que apresentam essas características de maior oleosidade devem investir também em sabonetes e cosméticos voltados para seu controle”, explica a médica.
Menor resistência à rotina de cuidados
Segundo a médica, felizmente a resistência ao uso de dermocosméticos tem mudado. “Com a imensa variedade de produtos no mercado, com a maior divulgação da necessidade do cuidado diário com a pele e com esses tabus sendo deixados de lado, os homens têm cada vez mais buscado por orientação sobre cuidados com a pele”, explica a médica.
Quanto à rotina de cuidados, o primeiro e mais importante produto, segundo a Dra. Jaqueline, é o filtro solar. “A higiene e a hidratação também não podem faltar; hoje temos muitas opções práticas, de textura agradável, sem cheiro, com cosmética pensada para a pele masculina. Já para aqueles homens que querem ir além do básico nos cuidados diários com a pele, a dica é investir em cosméticos formulados com ativos antioxidantes, como a vitamina C”, destaca.
E os barbudos?
Além de visitar o barbeiro e cuidar esteticamente da sua aparência, homens com fios de cabelo ou barba maiores precisam desprender algum tempo com o cuidado diário desse tipo de pelo (e também do ‘solo’ onde eles crescem). Segundo Ana Paula Kasher, diretora comercial da B.URB, o ideal é optar pela hidratação com produtos que agem na pele e no pelo, como é o caso de balms formulados com manteiga de karité. Em barbas maiores, segundo a especialista, hidratar o pelo também se faz necessário, com produtos como o óleo para barba, que amacia, dá brilho e revitaliza os fios, conferindo um aspecto natural e evitando o desconforto que uma barba excessivamente gordurosa e oleosa traz à pele.
Homens: E o protetor solar na barba? Aplicar ou não?
O protetor solar é fundamental, mas e quando a barba já é grande, os homens devem ou não usar protetor solar em cima dos pelos? “Depende do tamanho dos pelos. Se os pelos forem longos e cobrirem toda a pele, a proteção pode ser feita com leave-ins no pelo. Se a barba for curta e rala, é importante proteger a pele, sim”, explica a Dra. Jaqueline Zmijevski. De qualquer maneira, a área sem pelo precisa ser protegida diariamente.
Apesar do uso comum por parte das mulheres, muitos homens não conhecem os leave-ins – mas deveriam usá-los. A médica explica que os leave-ins servem como protetores térmicos e solares, além de ajudarem a alinhar os fios. “O bálsamo também pode ser usado desde que traga em sua fórmula emolientes calmantes (que hidratam a pele e amenizam o desconforto causado pelo crescimento dos fios – coceira, escamação, dentre outras) e proteção solar. Ou seja, seus ativos precisam também conferir proteção térmica”, explica Ana Paula Kascher.
A correta hidratação e proteção evita, segundo Ana Paula, que os pelos fiquem quebradiços. “Os pelos podem quebrar com o atrito excessivo na região, falta de hidratação e de cuidados (como não aparar regularmente), exposição solar intensa, exposição contínua ao cloro ou água do mar. Quando a barba fica quebradiça, o melhor a fazer é aparar”, finaliza a Dra. Jaqueline.
FONTES:
*DRA. JAQUELINE ZMIJEVSKI: Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB). A médica também é membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética. Instagram: @dermato.jaqueline