Pesquisa afirma que 74% dos brasileiros veem piora na pandemia
Os dados divulgados nesta semana são da 6ª edição do Observatório Febraban
Os dados divulgados nesta semana são da 6ª edição do Observatório Febraban
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostrou que 74% dos brasileiros acham que a situação da pandemia de covid-19 no país está piorando. A percepção de 16% das pessoas é que não houve melhora nem piora, e apenas 9% acham que a situação da fase atual da pandemia está melhorando – 1% não soube responder.
Os dados divulgados nesta semana são da 6ª edição do Observatório Febraban. A pesquisa foi realizada de 1º a 7 de março, e entrevistou três mil pessoas – todas com mais de 18 anos – das cinco regiões do país.
De acordo com o levantamento, a percepção sobre o agravamento da pandemia advém, além da exposição ao noticiário, da experiência pessoal com a covid-19: 55% dos entrevistados têm familiares que já se contaminaram com o novo coronavírus, e 52% das pessoas ouvidas já perderam pessoas próximas para a doença.
+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”
“Pelos dados da pesquisa, esse grau muito elevado de pessimismo ou preocupação com relação à evolução da pandemia leva a uma compreensão melhor, por parte das pessoas, das iniciativas das autoridades sanitárias com relação, por exemplo, às medidas de restrição”, destacou o sociólogo Antonio Lavareda, presidente do conselho científico do Ipespe.
E, apesar da experiência próxima com a doença, metade dos entrevistados (50%) apontou que experimentou sentimentos positivos, como esperança, alegria e orgulho, na semana anterior ao levantamento. Para 46%, no entanto, os sentimentos lembrados foram negativos, como medo, tristeza e raiva – 4% não soube responder.