A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e o motivo não é à toa. Além de saborosa e versátil na hora de descascar, ela pode ser inserida em inúmeras receitas que variam desde panquecas doces até moquecas com peixe.
Embora seu consumo seja comum, muitas pessoas dispensam uma parte importante da fruta que não deveria ser descartada. Os fiapos da banana aparecem logo que a descascamos e muitas pessoas têm agonia de comer esta parte da fruta por conta da textura, no entanto, esta é a parte mais rica da fruta e deveria ser apreciada.
Fiapos = Floemas
Estes fios são chamados de floemas e, embora pareçam inúteis, eles são fundamentais para a distribuição de nutrientes na banana. Segundo cientistas, os floemas são como fios condutores que levam água, minerais e vitaminas para toda a fruta e permitem que ela cresça de forma saudável, por isso, nele está concentrado uma boa parte dos nutrientes da banana, especialmente o potássio. Em uma analogia mais grotesca podemos dizer que estes fios são como o cordão umbilical da fruta que leva alimento para que ela cresça.
Por que comer o floema da banana?
Para conferir, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.