Muitas vezes, ignoramos sinais que o corpo humano dá para indicar que algo não está funcionando corretamente. Alguns destes sinais podem ser sintomas “bobos” e pequenas mudanças de hábitos que ocorrem sem que percebamos como, por exemplo, a sede em excesso.
Sentir sede é completamente normal e necessário para o corpo humano, no entanto, esta necessidade fisiológica pode ultrapassar a normalidade e ligar o sinal de alerta para algum problema de saúde. Vale lembrar, que na maioria das vezes, a sede constante está associada a hábitos como o consumo de alimentos doces, salgados ou picantes demais, ou então a após a prática de exercícios físicos.
+ VEJA TAMBÉM: Consequências do coronavírus: O que causa falta de ar e fadiga após covid-19?
Nem sempre este sintoma é preocupante e pode ser facilmente resolvido, no entanto, é importante ficar atento quando a sede é frequente embora você esteja ingerindo água normalmente.
Bebo água suficiente e continuo com sede, o que pode ser?
Você pode estar:
- comendo muitos alimentos salgados ou picantes
- praticando exercícios físicos
- com diarreia
- com calor
- tendo uma perda significativa de sangue
- tomando medicamentos diuréticos
- sofrendo efeitos colaterais de medicamentos
Minha sede não está relacionada a nenhuma das situações citadas acima, o que o pode ser?
Desidratação: ocorre quando falta a quantidade adequada de líquidos para o funcionamento adequado do corpo. A desidratação severa é fatal, especialmente para bebês e crianças pequenas. Ela pode ser causada por doenças, sudorese abundante, produção excessiva de urina, vômitos ou diarreia.
Diabetes: a sede excessiva pode ser causada por níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia). Muitas vezes, é um dos primeiros sintomas perceptíveis deste tipo de diabetes.
Sepse: é uma doença provocada por uma reação inflamatória grave de infecção por bactérias ou outros germes.