Segunda doença mais mortal do mundo, o câncer fez 9,8 milhões de vítimas só em 2018, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Na luta contra a doença, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, criou um imunizante contra três tipos da enfermidade: pulmão, próstata e ovários. Uma boa notícia é que a vacina está em fase de teste em voluntários.
“O câncer surge da transformação de células normais em células tumorais em um processo de vários estágios, que geralmente progridem de uma lesão pré-cancerosa para tumores malignos”, explica a OPAS, sobre o que é a doença. Ainda, conforme a entidade, o câncer de pulmão e próstata estão entre os mais diagnosticados.
VACINA CONTRA CÂNCER AFETA PROTEÍNA LIBERADA POR CÉLULAS CANCERÍGENAS
Survivina: essa é a proteína que a vacina desenvolvida pelos cientistas britânicos tem como alvo. A survivina é liberada por células cancerígenas, e o imunizante tem como função ensinar o organismo a reconhecer tumores e atacar a proteína. Os resultados da vacina têm sido bem sucedidos, mas tudo está caminhando com calma.
+++ Tiago Leifert e Daiana Garbin falam sobre tratamento da filha contra câncer
+++ Linn da Quebrada reflete sobre câncer: “Me aproximei mais do meu corpo”
Para maiores conclusões sobre o imunizante, como seus efeitos adversos e impacto na sobrevivência, os cientistas irão aplicar três doses da vacina contra o câncer nos 35 voluntários. O intervalo da aplicação será de duas semanas, e os pesquisadores analisarão os impactos do imunizante no qual a ideia é de que seja utilizado para outros tipos de câncer.