saude   / Challenges do TikTok

Uso de suplementos energéticos em pó é o novo perigo no mundo dos challenges do TikTok

Especialista explica como o uso da substância pode levar a diversos problemas de saúde

Jennifer de Carvalho com supervisão de Marina Pastorelli Publicado segunda 25 outubro, 2021

Especialista explica como o uso da substância pode levar a diversos problemas de saúde
Perigos de novo desafio da plataforma - Pexels/Nataliya Vaitkevich

Um challenge nada saudável viralizou no TikTok: o uso em pó de suplementos energéticos. Sem embasamento científico, a “ideia” do desafio seria desenvolver uma maior resistência antes dos treinos, mas médicos alertaram sobre os perigos dessa “moda” que ronda as redes sociais. 

Enquanto uma revisão de estudos, publicada na revista Food and Chemical Toxicology, confirmou que o consumo diário de até três xícaras de café é o ideal para a saúde, pesquisadores do Cohen Children's Medical Center, em Nova York, alertaram que o consumo de energético em pó pode chegar a uma quantidade de cafeína que equivale a cinco copos de café. 

Quando não diluído - o que vai contra a indicação de fabricantes -, a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela diz que “é  difícil precisar a quantidade que pode levar ao excesso de consumo”. E a médica alerta: “É preciso ter cuidado com o excesso de termogênicos, que podem levar a problemas cardíacos, dependência química e falência renal”.

+++ Pós-treino: Nutricionista indica 7 opções de lanches para comer após o exercício físico

+++ Efeito apagão! Será que aprendemos alguma lição com as redes sociais que ficaram fora do ar?

Ainda, a nutróloga comenta que mesmo proporcionando uma “sensação de vigor e força”, essas substâncias “podem estressar o corpo, principalmente de pessoas não habituadas à prática regular de atividade física, como os atletas de final de semana”

É importante tomar muita precaução para os perigos que desafios como esse, em que se utiliza a hashtag #preworkout (pré-treino), podem acarretar para a saúde. A Dra. Ana ressalta o cuidado com os suplementos sem a rotulagem correta: “Fique de olho no rótulo e na quantidade exata para consumo e siga sempre a recomendação médica ou de nutricionista”.

 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 19:12:25 (3461).