Testadas e diagnosticadas pelo Instituto Butantan, foram confirmadas três novas variantes do novo coronavírus no estado de São Paulo. As novas cepas foram encontradas na Baixada Santista e nas cidades paulistas de Itapecerica da Serra e Jardinópolis.
Em Itapecerica da Serra, foi confirmada a presença da variante B.1.318, encontrada na Suíça e no Reino Unido. Já na Baixada Santista foi encontrada a variante sul-africana B.1.351, já identificada anteriormente na cidade de Sorocaba. E em Jardinópolis foi encontrada a N9, uma mutação da variante amazônica P1, já observada em vários estados brasileiros.
+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”
Mas, o instituto diz que ainda é cedo para dizer que essas variantes são mais transmissíveis ou mais agressivas do que as variantes brasileiras P1 e P2, pois, segundo o Butantan, a variante sul-africana é a que mais preocupa.
Atenção
De acordo com o Butantan, as mutações do novo coronavírus indicam que a pandemia está longe de ser controlada e, desse modo, é fundamental o uso de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e manutenção do distanciamento social.