Ícone do site

Transtorno de ansiedade afeta fertilidade? Especialista explica

Published 23/08/2022
Atualmente, transtorno é um dos que mais afeta pessoas no mundo e acaba prejudicando muito mais do que a saúde mental

Especialista aponta como ansiedade provoca desequilibrio hormonal que afeta fertilidade - Pexels/Alexander Dummer/Leah Kelley

O trastorno de ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde. Ainda assim, pouco se discute a doença e ainda existem muitas dúvidas sobre seu diagnóstico e tratamento. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que a ansiedade afeta apenas na saúde mental, mas estudos apontam que até mesmo a fertilidade pode ser atingida pelo transtorno.

Partindo do princípio, a ideia de gerar uma vida, por si só, além de pensar no futuro e todas as mudanças físicas e emocionais causadas pela gestação, podem ocasionar uma crise ansiosa. No entanto, suas consequências nas tentativas de engravidar também afetam em sentido físico.

“A ansiedade pode atrapalhar as tentativas gravidez e os motivos são físicos. Isso acontece porque ela pode causar um desequilíbrio hormonal no corpo da mulher ocasionando alterações nos ciclos menstruais e até mesmo a inibição da ovulação”, explica o Dr. Nilo Frantz, especialista em reprodução humana.

Ansiedade causa, principalmente, desequilibro hormonal que provoca infertilidade

“Na mulher, a ansiedade pode causar o desequilíbrio hormonal causando amenorreia, que é a falta de menstruação nas mulheres em período fértil. Da mesma forma, a condição aumenta a produção de um hormônio chamado epinefrina, que deixa o corpo mais tenso, dificultando a locomoção dos espermatozoides”, continua.

Além disso, o profissional ainda destaca que o transtorno ainda pode provocar outros fatores prejudiciais para uma tentativa ou até mesmo a gravidez: má alimentação, tabagismo, aumento no consumo de álcool, sedentarismo e entre outros.

Outro ponto importante destacado pelo especialista revela que a ansiedade não afeta somente a fertilidade feminina, mas também nos homens. “Eles também sofrem com desequilíbrios hormonais que podem acarretar em diminuição da libido, disfunção erétil e problemas de ejaculação”, aponta.

Como evitar que transtorno de ansiedade afete fertilidade?

Para o especialista, então, a resposta é simples: “Nesses casos, é indicado que o casal busque terapia para que possam entender melhor esses sentimentos, inseguranças e medos. Desta forma, tratando a mente eles irão se fortalecer, tanto individualmente quanto como casal”.

Assim, o ideal nesses momentos é procurar ajuda profissional, ou psiquiatra, ou um psicólogo. Além de que, se necessário, fazer uso de medicações e, principalmente, manter hábitos saudáveis.

“Nenhum remédio para a ansiedade ou depressão afeta a fertilidade. Além disso, a maioria dos antidepressivos de uso comum, como fluoxetina e sertralina, são bastante seguros para o feto e para o desenvolvimento da gestação”, finaliza.

**

Sobre a Nilo Frantz

A Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, constrói uma trajetória de credibilidade e sucesso. Sua história é repleta de inovação, de responsabilidade e, principalmente, de vidas. Fundada em 2003, com o propósito de unir inovação e responsabilidade com a Medicina Reprodutiva por meio da disseminação do conhecimento e promovendo a acessibilidade aos tratamentos, a Nilo Frantz facilita o acesso ao tratamento de infertilidade, oferecendo novas unidades de atendimento e parcerias em outras localidades, além de propiciar atualização para profissionais identificados com a especialidade.

Sair da versão mobile