Ícone do site

Transmissão comunitária de Ômicron pode estar acontecendo em São Paulo; Estado confirma caso sem histórico de viagem ao exterior

Published 13/12/2021

Possível transmissão comunitária - Freepik/freepik

A capacidade de transmissão da variante Ômicron é um dos pontos em que a comunidade científica e as autoridades de saúde estão em alerta. Diante disso, o estado do Brasil a registrar o primeiro caso da nova cepa da Covid-19, São Paulo, confirmou, neste sábado, 11, um outro quadro preocupante: a infecção por Ômicron de um paciente que não viajou para o exterior

Com isso, há a hipótese de que a infecção do vírus pode estar ocorrendo por meio da chamada transmissão comunitária, mas está sendo investigado se o paciente teve contato com algum viajante. O caso trata-se de um homem de 67 anos, que contraiu o vírus na cidade onde mora e configurou-se como o quarto caso de Ômicron registrado no Estado de São Paulo. Mas, até o momento, já são cinco casos, em que o quinto foi confirmado neste domingo, 12, de uma mulher de 40 anos que viajou para a África do Sul e França, em novembro. 

Em relação ao idoso de 67 anos que contraiu o vírus sem ter tido histórico de viagem para fora do Brasil, a Secretaria da Saúde (SMS) divulgou a seguinte nota: “O paciente teve diagnóstico positivo para a covid-19 no dia 7 de dezembro, após realizar um teste de PCR, e sua amostra foi submetida a sequenciamento genético, tendo a Ômicron como resultado”.

+++ Ômicron: primeiro óbito pela variante é confirmado; Brasil já registra 11 casos da doença

+++ CoronaVac deve ser atualizada contra a Ômicron, conforme anúncio da Sinovac

CASO DE ÔMICRON SEM HISTÓRICO DE VIAGEM: ESTADO DE SAÚDE DO PACIENTE

Ainda, a secretaria informou que o homem foi vacinado com as duas doses e a de reforço, com a Pfizer. Sem a necessidade de hospitalização, até o momento os sintomas apresentados são considerados leves e o paciente está em recuperação e em isolamento domiciliar.

Sair da versão mobile