O Ministério da Saúde anunciou que irá liberar um novo medicamento para osteoporose no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 21 de julho.
Desde então, o SUS disponibilizava Vitamina D e Cálcio, raloxifeno, estrógenos conjugados, calcitonina e os bisfosfonatos orais no tratamento da doença que é a principal causa de fratura em pessoas acima de 50 anos.
No entanto, o novo medicamento surgiu a partir de necessidades de outros pacientes, também com osteoporose, que não podiam fazer o uso desses ofertados.
Novo medicamento para osteoporose liberado pelo SUS auxilia mais um grupo de pacientes
O novo medicamento disponibilizado pelo SUS é, portanto, o ácido zoledrônico. O remédio age, então, ligando o osso mineralizado. Desse modo, ele atua rapidamente inibindo o desequilíbrio entre a reabsorção de cálcio e a remodelação óssea.
Seu diferencial, portanto, é que ele funciona para pacientes diagnosticados com osteoporose que sofrem com intolerância ou dificuldades de deglutição dos bifosfonatos orais.
Segundo o anúncio, o ácido zoledrônico estará disponível para a população no Sistema Único de Saúde no prazo máximo de 180 dias, a partir de hoje.