Publicidade

Será que era sarna? A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulga o real motivo do surto de lesões na pele em Pernambuco; Confira

Foram registrados mais de 480 casos de lesões na pele em Pernambuco

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulga motivo de lesões na pele – Freepik/freepik

Desde outubro, quadros de lesões e coceiras na pele vêm aumentando em regiões de Pernambuco. A princípio, uma das hipóteses era de que a causa do problema estava relacionado com um surto de escabiose, ou seja, sarna. Mas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou em nota técnica, nesta quarta-feira, 08, o real motivo por trás desses casos. 

Publicidade

Após os primeiros registros da dermatite em duas comunidades de uma reserva de Mata Atlântica do Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, e o surgimento de mais de 480 casos, conforme a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), foram iniciados estudos para investigar a causa do problema.   

Além da sarna, outros fatores sem comprovação foram apontados como possíveis causas, como intoxicação por ivermectina e picadas de insetos. Para chegar à conclusão correta, a dermatologista Dra. Cláudia Ferraz fez uma pesquisa sobre a história epidemiológica e fez uma descrição das lesões, enquanto o Dr. Vidal Haddad Junior elucidou a etiologia da erupção.

+++ Surto de gripe: Rio de Janeiro recebe doses de vacina contra a doença

+++ Dia Mundial da Psoríase: aumento do estresse durante pandemia pode piorar quadros da doença 

Publicidade

CAUSA DAS LESÕES NA PELE

Conforme comunicado da SBD, constatou-se que a causa dos problemas na pele é a mariposa, do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano. “Por penetrarem ambientes domésticos e ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada”, explicaram os especialistas. 

Ainda, a nota fala que o tratamento é realizado com corticoides tópicos e anti-histamínicos. Dependendo da gravidade da inflamação, pode ser necessária a utilização de corticoides sistêmicos, todos prescritos por um médico responsável.
 

Publicidade