saude   / Dor de dente

Sensibilidade ou cárie? Saiba a diferença das causas de dores entre as duas condições

Pesquisa mostra que 32% dos entrevistados adultos sofrem com dentes sensíveis, enquanto 53% das crianças brasileiras têm ou já tiveram cárie

Jennifer de Carvalho com supervisão de Marina Pastorelli Publicado quarta 13 outubro, 2021

Pesquisa mostra que 32% dos entrevistados adultos sofrem com dentes sensíveis, enquanto 53% das crianças brasileiras têm ou já tiveram cárie
Diferenças entre a dor de sensibilidade e a de cárie - Freepik/wayhomestudio

Uma experiência nada agradável que já muitas pessoas já passaram por ela é a incômoda dor no dente. Muitas condições podem causar esse desconforto, como a cárie e a sensibilidade dentária. De acordo com pesquisa feita pela agência Kantar, 32% dos entrevistados homens e mulheres relataram sofrer com a sensibilidade. E de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 53% das crianças brasileiras têm ou já tiveram problemas com a cárie. 

Mas, às vezes pode ser difícil identificar a diferença entre as dores de cada uma. O cirurgião dentista Dr. Fernando Tai afirma que a melhor forma de diferenciar a dor de cárie da dor de sensibilidade vem da temperatura do alimento a ser ingerido. Sabe aquele sorvete que quando você morde chega a causar uma espécie de “choque” nos dentes? O cirurgião dentista destaca que, em relação à sensibilidade, alimentos frios ou gelados causam a retração ou recessão gengival que, por sua vez, expõe a raiz do dente e o deixa sensível com o atrito da temperatura fria. “O aumento da longevidade e qualidade de vida possivelmente aumentará os índices desta sensibilidade e, por isso, a prevenção juntamente com o dentista é muito importante”.
Quando se trata da cárie, o Dr. Fernando explica que a dor está relacionada ao ato de comer, ou seja, à mastigação do alimento, pois “o dente geralmente está 'furado', ou seja, cariado”.

+++ Bruxismo e saúde bucal! Dentista alerta que condição ''pode causar uma fratura ou dor nos dentes''

+++ Nada de bafo! Confira uma receita caseira de enxaguante bucal

Um quadro importante de se destacar é que os índices do Ministério da Saúde apontam que a Política Nacional de Saúde Bucal foi responsável pela redução do número de pessoas de cáries de 69% em 2003 para 56% em 2010. Mas, para um diagnóstico preciso entre as duas condições, o cirurgião dentista destaca que o profissional pode utilizar “o exame clínico e os exames de imagens, como fotos com câmeras intra orais, microscópio, tomografias e mesmo a tradicional radiografia”.

TRATAMENTOS PARA SENSIBILIDADE

No caso de incômodo com alimentos gelados, o Dr. Fernando lista três formas de tratamentos que o dentista pode orientar:

  • Dentifrícios - pastas de dentes;
  • Limpeza dos dentes;
  • Restaurações.

TRATAMENTOS PARA CÁRIE

Já o procedimento para tratar cáries, o cirurgião dentista explica que será preciso:

  • “Usinar” o dente para remover todo tecido cariado;
  • Restauração com resinas, cerâmicas, entre outros.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:45:03 (3411).