Publicidade

Rio de Janeiro enfrenta surto de gripe e falta de vacina contra a doença

O surto de gripe está sendo causado pela influenza H3N2, com o aumento nos postos de atendimentos

Rio de Janeiro enfrenta surto de gripe – Freepik/pressfoto

Em meio a chegada da estação mais quente do ano, o verão, o Rio de Janeiro enfrenta um surto gripal, causado pela influenza H3N2. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados cerca de 21 mil casos de pessoas contaminadas, com a lotação de postos de saúde. 

Publicidade

Conforme a prefeitura de Duque de Caxias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) chegaram a ter um aumento de 300% nas últimas semanas. Do período de 16 a 21 de novembro até 22 e 28 do mesmo mês, o número de atendimentos diários no estado passou de 189 para mil, o equivalente a um aumento de 429%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

SURTO DE GRIPE: VACINA CONTRA A DOENÇA 

Só na capital, o número de casos da H3N2 atingiu a marca de mais de 6 mil. Todo esse cenário se agrava com uma condição crucial: a falta de doses de vacinas contra a doença. Com a escassez, a cidade do Rio de Janeiro decidiu suspender a imunização até a chegada de novos lotes que, conforme a SMS, está prevista para ser recebida nesta terça-feira, 07. 

Para ajudar a evitar filas e acelerar o processo, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que estão sendo instaladas tendas de atendimento para casos leves da gripe por influenza H3N2.

+++ Rio de Janeiro acrescenta mais locais para a apresentação do passaporte de vacina

Publicidade

+++ Daniela Mercury anuncia que não irá participar do carnaval no próximo ano; Comitê Científico do Nordeste recomenda o cancelamento do evento

RELATÓRIO DA FIOCRUZ SOBRE A GRIPE NO BRASIL 

Um relatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou que entre as maiores taxas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto em crianças quanto em adultos, no Brasil, o estado do Rio de Janeiro corresponde a esse quadro. O estudo foi publicado no dia 02 de dezembro de 2021.
 

Publicidade