saude   / Câncer

Redução do risco de câncer! Veja como fazer exercício físico por pouco tempo todos os dias pode diminuir chances de doença se desenvolver

Estudo relaciona aparecimento de câncer com o comportamento sedentário

Viva Saúde Publicado terça 23 novembro, 2021

Estudo relaciona aparecimento de câncer com o comportamento sedentário
Relação de câncer com exercício físico - Freepik/jcomp

O câncer é uma doença complexa e que é o alvo de inúmeros estudos, e não é à toa, já que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só em 2018, foram 9,6 milhões de casos fatais. E não é de hoje, também, que pesquisas buscam relacionar os exercícios físicos com a redução de riscos do desenvolvimento da doença. 

Publicado em outubro de 2021, na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, um estudo feito nos Estados Unidos relacionou o câncer com o sedentarismo por meio de uma análise chamada “PAF” que, em português, significa “fração atribuível à população”. Essa técnica associa a quantidade de uma doença com um comportamento específico.

+++ O poder do aeróbico! Estudo mostra como a prática desses exercícios afeta os resultados da musculação

+++ Não fuja das escadas da sua casa! Os degraus podem servir como recurso para treinos físicos; saiba como fazer 

Ao analisar dados de americanos a partir de 20 anos, entre 2013 e 2016, foi observado que o câncer de estômago estava mais ligado com o sedentarismo, em cerca de 17%. Um estudo publicado na revista The Lancet, em 2012, apontou que a inatividade aumenta o risco de diversas doenças, desde cardiovasculares e diabetes, até tipos de câncer.

COMO SE EXERCITAR

Os pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer concluíram que caminhar por cerca de 25 minutos todos os dias pode diminuir o risco do desenvolvimento de tipos de câncer e outras doenças.
 

Último acesso: 03 Dec 2021 - 20:10:51 (3597).