Conhecida cientificamente pelo nome Zingiber officinale, você certamente já ouviu falar no gengibre, ou mangarataia, como também é chamada em algumas regiões do Brasil. Este rizoma é uma planta herbácea originária da ilha de Java, da Índia e da China, no entanto, ela se popularizou tanto que é possível encontrá-la em diferentes partes do mundo.
Esta raiz tem sabor muito característico que mistura picância com um leve adocicado. Além de ser conhecida por conta de seu sabor, suas propriedades medicinais são um dos principais atrativos que fazem tantas pessoas inserirem este alimento na rotina alimentar. Ela pode ser usada tanto em aplicações culinárias quando clínicas. Não é à toa que tantas pessoas ingerem chás com gengibre durante gripes e resfriados.
Benefícios
A raiz de gengibre tem uma série de benefícios à saúde, incluindo melhorar a digestão, os níveis de açúcar no sangue e os níveis de colesterol prejudicial. Aqui está uma olhada em oito dos benefícios do gengibre e cinco maneiras de aumentar sua ingestão.
Reduz a náusea
Descobriu-se que o gengibre também ajuda a tratar náuseas e enjoos. Ele não apenas alivia as náuseas pós-operatórias, mas também pode ajudar pacientes com câncer. Em um estudo com adultos e crianças submetidos a tratamentos de quimioterapia, o gengibre foi considerado eficaz no alívio da náusea que acompanha esses tratamentos. Com base nas evidências científicas, definitivamente vale a pena experimentar o gengibre quando você está sentindo náuseas de qualquer tipo.
Estimula a digestão