Rafa Brites, que está grávida do segundo filho, desabafou em seu Instagram que está ansiosa por estar com placenta prévia. Aos 35 anos, a apresentadora espera a chegada de Leon, e falou sobre preocupações com o posicionamento da placenta na sua gestação: “Você fica pensando ‘será que ela vai subir?’”.
A placenta de Rafa Brites está centralizada no canal do parto: “Ali tampa a saída do bebê”. Por conta disso, a apresentadora relatou que no seu caso, alguns médicos recomendaram que ela realizasse um parto cesariano. “Uma coisa que me dá pânico é dizer que eu tenho que ficar de repouso. Mas se tiver que ficar, vou ficar”.
+++ Amamentação! Confira os 10 erros mais comuns nessa hora com o bebê
PLACENTA PRÉVIA
Conforme vídeo do canal Prof. Felipe Barros, o médico Dr. João Pedro Basmage explica que o termo “prévia” é utilizado para estruturas que aparecem entre a cabeça do feto e o canal vaginal. “Então, se por ali tem vasos passando por alguma má formação placentária, eu chamo aquilo de ‘vasa prévia’. E nessa situação, tem uma placenta passando por ali, por isso chama-se de ‘placenta prévia’”.
Com o diagnóstico, realiza-se o exame especular para observar se a placenta está na posição marginal, “ainda não recobre o orifício do colo, mas está ali na margem”, parcial ou total.
Essa condição pode ser uma das causas de sangramento na gestação, e possui as seguintes características, conforme o Dr. João:
- Sangramento progressivo;
- Surge espontaneamente;
- Coloração vermelho vivo;
- Indolor;
- Não tem relação com o sofrimento fetal.