Publicidade
Métodos que aliviam o sintoma dessa fase – Pexels/Los Muertos Crew

Se tem um período de muitas mudanças no organismo da mulher, com certeza é a menopausa. Ondas de calor é um dos sintomas que acometem cerca de 70% das mulheres. Um estudo publicado na revista Menopause aponta que variações genéticas podem aumentar as chances de uma pessoa passar por esse efeito. 

Publicidade

“Isso acontece porque a diminuição da produção dos hormônios sexuais, estrógeno e progesterona, altera o funcionamento do centro de regulação térmica”, explica o Dr. Drauzio Varella no vídeo “Calores femininos | Coluna #27” em seu canal do Youtube.

+++ Menopausa precoce! Saiba como o estresse afeta seu ciclo menstrual 

+++ Sentir muita dor por conta de cólica e desconforto pélvico durante a menstruação não é normal e quadro pode indicar doença

O fim da menstruação, entre os 45 e 50 anos, é algo natural. A sua duração varia de cada mulher, podendo ultrapassar até mesmo 7 anos. De acordo com outro estudo, Drauzio Varella alerta: quanto mais cedo começam os calores, mais tempo eles vão durar.”

Publicidade

Mas, alguns comportamentos podem aliviar esse processo. Confira:

  • Pratique atividades relaxantes que diminuem o estresse e a ansiedade, como yoga e meditação;
  • Beba bastante água, pois dessa forma o seu corpo vai continuar hidratado;
  • Falando em bebidas, evite o álcool e o café. A nutricionista Tatiana Zanin, em vídeo no canal Tua Saúde, sugere “apostar nos alimentos do gênero ‘cítricos’. A laranja, a toranja, o limão e o abacaxi”;
  • Vista roupas mais leves, em especial de algodão;
  • Coloque bolsas de gelo no ombro, como também indica Tatiana Zanin em vídeo.

Publicidade