Ícone do site

Quais são os primeiros socorros para queimaduras em festas juninas? Ministério da Saúde explica

Published 20/06/2022
Ministério da Saúde alerta sobre queimaduras em festas juninas

Ministério da Saúde alerta sobre queimaduras em festas juninas - Pexels/Vlad Bagacian

As fogueiras são a marca registrada nessa época do ano no Brasil com as festas juninas. Além disso, o famoso quentão é uma bebida que não pode faltar nas comemorações relacionadas aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro. No entanto, são justamente elementos quentes e com fogo que podem atrapalhar as celebrações por conta de um acidente, e esse é o ponto de alerta do Ministério da Saúde, em nota divulgada na última quinta-feira, 16.

Conforme a pasta, junho costuma ter um aumento de casos de queimaduras no Brasil. Só entre janeiro e abril, o país teve 3.540 procedimentos hospitalares 32.631 ambulatoriais por conta de queimaduras. Com isso, o Ministério da Saúde chamou a atenção para ambientes propícios para o acidente por “líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício”.

QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SOCORROS PARA CASOS DE QUEIMADURAS?

É importante estar atento para evitar esse tipo de acidente, já que, dependendo do grau da queimadura, pode ser fatal ou levar à incapacitação. “A maior prevalência é atribuída a queimaduras de segundo grau, com destaque para as lesões dos membros superiores, ou seja, mãos, braços, tronco e cabeça”, destacou a pasta.

Em casos de acidentes com queimaduras leves, também é necessário saber os primeiros socorros. O Ministério da Saúde destacou as seguintes orientações:

O QUE FAZER EM CASOS DE QUEIMADURAS MAIORES?

Nesses casos, os cuidados médicos são necessitados de forma ainda mais URGENTE. Queimaduras com maior extensão pelo corpo podem ser causadas por substâncias químicas ou eletricidade.

Ainda, o Ministério da Saúde destacou que NÃO se deve fazer nos casos de queimaduras, como:

Sair da versão mobile