Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, todo cuidado se tornou pouco, principalmente entre aqueles que fazem parte do que chamamos de grupo de risco, como as gestantes, por exemplo.
Assim como a fórmula da vacina, várias outras questões sobre a Covid-19 ainda não foram esclarecidas ou simplesmente deixam dúvidas na cabeça das pessoas. Se você se tornou mãe neste período ou conhece alguém que está passando por esse processo, deve ter se perguntado: pode haver transmissão vertical, ou seja, a doença pode passar da mãe para o bebê durante a gestação ou pelo leite materno?
Para o site especializado em saúde Minha Vida, a pediatra e homeopata Lílian Cristina Moreira esclareceu algumas questões sobre a amamentação em tempos de coronavírus.
Até onde se sabe, a transmissão ocorre através do contato de gotículas de saliva e secreção nasal de uma pessoa que contraiu o vírus com as mesmas mucosas de uma pessoa saudável, sem o vírus. Ou seja, nada comprova que a Covid-19 possa ser transmitida através do leite materno.
Segundo consenso vindo da comunidade médica brasileira, o aconselhável é que a mulher mantenha a amamentação, mesmo sendo assintomática, sintomática ou diagnosticada com a Covid. Lembrando que o aleitamento materno é fator determinante para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Quais os cuidados uma mulher que amamenta deve seguir?
Confira a matéria completa no portal Bons Fluidos, parceiro da Viva Saúde