Você sabia que a atividade física – importante em todos os momentos – se torna mais necessária ainda no contexto de pandemia que estamos vivendo?
Mas, um estudo divulgado em janeiro de 2021 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), infelizmente, confirmou que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento apontou que, nos últimos quinze anos, praticamente um em cada dois adultos (47%) no Brasil não fez atividades físicas suficientemente.
Além disso, um estudo francês publicado na revista científica da SOCESP, inteiramente voltada para a relação da Covid-19 com as doenças cardiovasculares, evidenciou que a necessidade de ventilação mecânica invasiva foi maior em pacientes com índice de massa corporal (IMC) elevado – uma das consequências da falta de mobilidade – chegando a 85,7% nos pacientes com Covid-19 e IMC igual ou superior 35. Além disso, o risco de hospitalizações foi 32% maior para pessoas fisicamente inativas.
+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”
Desse modo, não há desculpas para não se exercitar principalmente agora – e sempre! Utilize o espaço que tem na sua casa, dance, faça aulas online e, aproveite para cuidar da sua saúde.
Confira benefícios mais da atividade física:
- Auxilia no controle de doenças crônicas como câncer, doenças do coração, diabetes e obesidade;
- Fortalece o sistema imunológico, o que contribui para um bom estado geral de saúde;
- Ajuda a manter a saúde mental, por proporcionar prazer e relaxamento.