saude   / Doença nos ossos

Homem mais alto do mundo terá que amputar a perna por conta de uma infecção nos ossos

Com 2,37 metros de altura, a osteomielite, provocada por bactérias ou fungos, já afeta a vida de Ninão por quatro anos

Viva Saúde Publicado sexta 17 setembro, 2021

Com 2,37 metros de altura, a osteomielite, provocada por bactérias ou fungos, já afeta a vida de Ninão por quatro anos
Doença nos ossos acomete homem mais alto do mundo - Instagram/ @ninaooficiall

Causada por bactérias e até mesmo por fungos, a osteomielite é uma doença que afeta os ossos, gerando dores, febre e vermelhidão na região. É por conta dessa enfermidade que o homem considerado o mais alto do país, Joelison Fernandes da Silva - popularmente conhecido como Ninão - terá que passar pelo procedimento de amputação de uma das pernas. 

Com 2,37 metros de altura e aos 36 anos, a condição afetou o pé direito do paraibano há quatro anos. Já em cadeiras de rodas, a amputação foi decidida por conta da piora do quadro e para evitar que a infecção se espalhe por outras partes de seu corpo.

De acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), grande parte dos relatos da doença, cerca de 62,2%, foi registrada após 1990. Apesar de ter mais ocorrência em crianças e idosos, a osteomielite pode acometer pessoas de qualquer idade.

+++ Dia de conscientização: É possível prevenir a osteoporose?

+++ Praticar caminhada é uma forma de evitar dores na coluna

Inchaços, fístula na pele e calor no local podem ser seus sinais. Nesse caso, procure um ortopedista que, dependendo do diagnóstico, irá prescrever o tratamento correto, podendo ser desde o uso de medicamentos, limpeza cirúrgica até - como no caso de Ninão - a necessidade de amputação.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 03:12:32 (3288).