A vacinação de pessoas com comorbidades começou nesta segunda-feira, 03, em alguns estados do Brasil seguindo uma lista de prioridades de idade e doenças crônicas e graves que aumentam as chances de quadros severos de covid-19.
Algumas cidades dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Minas e no DF já liberaram o cadastro de pessoas com comorbidades para receberem a vacina da covid-19 a partir de hoje. Em João Pessoa, a prefeitura ampliou a vacinação para pessoas com comorbidades com mais 45 anos e 35 para profissionais de saúde.
No DF, pessoas com comorbidades listadas no plano de imunização do Ministério da Saúde entre 18 e 59 anos poderão receber a vacina à partir desta terça-feira, 04, após realizarem um cadastro no site da secretaria da saúde local. Em Salvador, a vacinação de pessoas com comorbidades e com idade acima dos 50 anos começou hoje.
No Espírito Santo, a imunização de pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos começou na manhã desta segunda-feira com um ato simbólico ao vacinar Daniele de Jesus Belo, de 32 anos, portadora de Síndrome de Down. Já na capital mineira o cadastro de pessoas com comorbidades para receber a vacina encerra nesta segunda-feira e ainda não há previsão para aplicação dos imunizantes pois depende da chegada de doses ao estado.
Se você possui alguma das comorbidades listadas abaixo pelo plano do Ministério da Saúde procure informações com a secretaria da saúde do seu município:
- Diabetes melitus
- Pneumopatis crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de Down
- HIV