Paciente com Ômicron participa de festa em São Paulo; Número de mortes pela nova variante tem aumento

A festa que teve paciente com Ômicron está sendo monitorada e sequenciamentos genômicos já estão sendo realizados

Festa em São Paulo teve paciente com Ômicron – Freepik/freepik

Com natal e ano novo chegando, o clima dessa ocasião geralmente é de festa, mas com a pandemia e o surgimento de novas variantes do novo coronavírus, celebrar com a junção de muitas pessoas não é mais recomendável, no momento. Mas não foi bem isso que ocorreu em São Paulo na última semana: uma pessoa que estava com a Ômicron sem saber do diagnóstico frequentou uma festa e pode ter causado um ponto de grande transmissão da nova variante

Publicidade

De nove pessoas que tiveram contato com esse paciente, sete já foram identificadas com a nova variante, e 90 participantes do evento estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS).

As informações, até o momento, são de que desses 90 indivíduos, 22 já tiveram teste positivo para a Covid-19. Durante a investigação, está sendo realizado o sequenciamento genômico desses diagnósticos, no Hospital Albert Einstein, para saber a cepa com que cada um foi infectado.

+++ Festa na Noruega causa surto de Ômicron; Autoridades de saúde dizem que número de infectados pode subir

+++ Conheça o brasileiro que ficou entre as dez pessoas mais influentes para a ciência, pela Nature

Publicidade

ÔMICRON EM SÃO PAULO: TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Três novos casos de Ômicron na cidade de São Paulo foram identificados. A diferença é que essas pessoas não tiveram contato com outras que viajaram para o exterior nos últimos dias. Com isso, a prefeitura de São Paulo anunciou, na última sexta-feira, 17, que já está acontecendo a transmissão comunitária da nova variante na cidade

MORTES POR ÔMICRON 

Desde o anúncio da primeira morte no mundo pela variante Ômicron, na última segunda-feira, 13, no Reino Unido, o vice-primeiro-ministro britânico Dominic Raab comunicou, nesta segunda-feira, 20, o aumento de óbitos na região: ao todo, são 12 vítimas fatais da nova cepa, no Reino Unido.

Publicidade