Uma cirurgia íntima que tem chamado a atenção nos últimos dias é a ninfoplastia, também conhecida como labioplastia. Isso porque a esposa de Zé Felipe, Virgínia Fonseca, pretende realizar o procedimento que já foi feito por Deolane Bezerra, a viúva de MC Kevin. Mas, quando se trata de questões íntimas, ainda surgem muitas dúvidas, apesar de cerca de 25 mil cirurgias na região já terem sido realizadas no país, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
“A ninfoplastia é um procedimento em que se faz a correção e simetrização, em geral a diminuição, do tamanho dos pequenos lábios”, explica a cirurgiã plástica da SBCP, Dra. Tatiana Moura. Só em 2016, foram registradas, aproximadamente, 13 mil labioplastias no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A cirurgiã plástica Dra. Larissa Sumodjo diz que os pequenos lábios possuem uma função protetora. “No entanto, ao longo da vida, eles podem aumentar excessivamente de tamanho e trazer alguns desconfortos”. Os motivos para a intervenção vão desde a questão estética até sofrimentos com dores. Em relação aos incômodos, a Dra. Tatiana fala sobre dores durante a relação sexual, por conta da invaginação dos lábios, e até mesmo na hora de andar de bicicleta ou ao usar uma calça mais justa.
“A princípio, qualquer mulher que apresente queixas como essas e estejam com a saúde e exames em dia pode ser submetida à ninfoplastia, mas antes, é importante entender como é o resultado esperado e se programar em relação aos cuidados pós operatórios para garantir uma boa recuperação”, alerta a médica Dra. Larissa.
COMO É FEITA A CIRURGIA
As cirurgiãs falam sobre como funciona o procedimento, que é utilizado anestesia local e sedativo. “O cirurgião faz uma infiltração nos pequenos lábios, com planejamento da ressecção do excesso de pele e mucosa e a sutura da região”, explica a Dra. Tatiana Moura. Outro ponto importante e lembrado pela Dra. Larissa Sumodjo é que a realização do método também depende do formato dos pequenos lábios.
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO
Após passar pela ninfoplastia, é importante se atentar aos cuidados para uma boa recuperação da região. Entre os pontos citados pelas médicas, estão:
- Repouso de dois a três dias;
- Higienização com lenço umedecido;
- Compressas frias;
- Não tomar banho de mar ou piscina;
- Usar calcinhas mais largas e leves;
- Usar saias ou vestidos ao invés de calças;
- Abstinência sexual por 30 dias.
“A ninfoplastia é uma cirurgia com alto índice de satisfação, de rápida recuperação e com impacto muito positivo na qualidade de vida da mulher”, pontua a Dra. Larissa.